Abrindo os minicursos da 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, o consultor da Unidade de Inovação e Empreendedorismo do Banco Mundial, Sam Raymond, falou sobre crowdfunding na tarde desta segunda-feira (19). No minicurso “Crowdfunding – uma alternativa para financiar projetos e empresas inovadoras”, Raymond apresentou o conceito e os tipos de crowdfunding, e como os empreendedores podem aproveitar essa oportunidade de financiamento.
Ele começou o minicurso perguntado aos participantes quantos conheciam ou trabalhavam com crowdfunding, para então contar que essa forma de financiamento não é absolutamente nova, mas foi potencializada com o uso da internet, que facilitou o investimento por múltiplos indivíduos. “A Estátua da Liberdade, por exemplo, foi resultado de uma campanha de crowdfunding, promovida por franceses e norte-americanos, para viabilizar sua construção. No entanto, todos sabemos que foi um presente da França aos Estados Unidos”, disse.
Raymond definiu o crowdfunding como a prática de financiar um projeto ou empresas a partir de contribuições monetárias de um grande número de pessoas, tipicamente via internet. “Esse conceito veio da Wikipedia, então podemos dizer que essa definição veio de crowdsourcing, ou seja, de múltiplas fontes”, brincou. Segundo ele, o Brasil tem bom desempenho em plataformas de crowdfunding, o que amplia as oportunidades de financiamento para projetos inovadores. Os mecanismos para acessar essas oportunidades foram a temática do minicurso.
*Foto: Márcio Oliveira. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.