Na tarde desta segunda-feira, dia 19, foi realizado o minicurso “Como estruturar um programa de mentoring”, ministrado pelo coordenador nacional do programa Promessas Endeavor, Felipe Gasko. A partir de atividades teóricas e práticas, os participantes puderam entender melhor o papel do mentor, as iniciativas da Endeavor e o processo de criação de um programa de mentoring.
Gasko iniciou o minicurso desafiando cada participante a riscar um fósforo e se apresentar antes dele apagar. Na sequência, apresentou dados para ilustrar como a mentoria pode potencializar o empreendedorismo no Brasil. “Atualmente, menos de 1% das empresas do país são de alto crescimento, número extremamente pequeno se comparado a outros países”, destacou.
Segundo ele, a Endeavor tem como objetivo aumentar esse total para 100 mil empresas e, para isso, trabalha há 15 anos no Brasil para viabilizar o nascimento de grandes empresas. Presente em 24 países, em oito estados brasileiros, a instituição atende 141 empreendedores, reunidos em 78 empresas, que empregam 20 mil funcionários.
Foi com base nessas experiências que Gasko orientou os participantes sobre a importância de interagir com empreendedores de sucesso que já passaram pelas mesmas dificuldades e desafios. Para os ambientes de inovação, a implantação de programas de mentoria viabiliza um desenvolvimento mais acelerado e a identificação de ameaças e oportunidades.
Para colocar o aprendizado em prática, foi proposto um “open space”, atividade em que quatro voluntários expuseram as dificuldades de suas instituições e formaram grupos de trabalho para propor um programa de mentoria para transformar a realidade.
*Foto: Márcio Oliveira. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.