A primeira edição da Virada da Inovação será realizada nos dais 14 e 15 de novembro, em Florianópolis (SC). A capital catarinense será palco de uma série de atividades gratuitas e abertas ao público, em diferentes pontos da cidade, focadas em iniciativas inovadoras da região da Grande Florianópolis. O evento é organizado pela Coolradoria em parceria com a Fundação Certi e a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), mas qualquer pessoa ou organização pode propor atividades para a programação por meio do site da Virada.
O objetivo da Virada da Inovação é aproximar o cidadão da inovação e ampliar o entendimento sobre o tema para além da tecnologia. Seguindo o modelo da Virada Cultural, em São Paulo (SP), o even to contará com atividades voltadas para as áreas de bem-estar e saúde, cultura e educação, cidades criativas e empreendedorismo e tecnologia. A expectativa da organização é realizar cerca de 30 atividades impactando diretamente 3 mil pessoas e indiretamente até 120 mil cidadãos.
A escolha por Florianópolis para sediar a primeira edição nacional do evento foi baseada no papel de destaque que a cidade tem: foi eleita a melhor capital para empreender no Brasil em pesquisa realizada pela Endeavor, em 2014, e uma das mais dinâmicas do mundo pela Newsweek. Além disso, Florianópolis lançou no início deste ano o programa Capital da Inovação, em conjunto com instituições de ensino, empresas de tecnologia e entidades governamentais, para se posicionar como um centro de inovação no país e no mundo.
“Florianópolis possui o ambiente ideal para a realização de uma Virada da Inovação e queremos aproveitar todo potencial da cidade para informar, empoderar e aproximar os cidadãos. A Virada vai mostrar que tem muita coisa dando certo e reforçar as conexões e o conhecimento entre os grupos que estão fazendo isso. Criará pontes, fortalecerá conexões e irá gerar novos projetos”, comenta a coordenadora do evento, Iracema Guisoni.
Mais informações no site.