A Finep e o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), do governo espanhol, lançaram na última quinta-feira (01/10) o primeiro edital conjunto para financiar projetos de inovação tecnológica entre empresas do Brasil e Espanha. Estiveram presentes o presidente da Finep, Luis Fernandes, e o diretor-geral do CDTI, Francisco Marín Perez.
A chamada pública tem como objetivo apoiar empresas brasileiras e espanholas no desenvolvimento de projetos para impulsionar a inovação de seus produtos. O edital voltado para projetos cooperativos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) industrialestá aberto a todos os setores de atividades econômicas e qualquer tecnologia de base. O apoio financeiro será feito por meio dos Fundos Nacionais do Brasil e da Espanha, conforme suas disponibilidades e em conformidade com as legislações vigentes de cada país.
Para participar e ser selecionada, a empresa deve seguir alguns critérios que podem ser conferidos no site da Finep. A primeira fase do edital irá até 31 de dezembro de 2015 e consiste no envio das propostas. Depois de uma avaliação conjunta, as empresas líderes selecionadas de cada país devem apresentar seu pedido de financiamento para a respectiva agência. Na segunda fase, Finep e CDTI avaliarão separadamente os projetos recebidos. As propostas devem ser enviadas em português e inglês para a Finep e em espanhol e inglês para o CTDI. As versões em inglês devem apresentar conteúdo idêntico.
Histórico
A parceria entre a Finep e o CDTI iniciou em 1996 com o primeiro Memorando de Entendimento, que possibilitou o intercâmbio de profissionais das duas organizações como forma de promover projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico realizados por empresas brasileiras e espanholas.
Em 2006, foi assinado Acordo de Cooperação Tecnológica entre as duas instituições. No documento, a Finep e o CDTI se comprometiam a colaborar para promover a cooperação tecnológica entre empresas de ambos os países, especialmente pequenas e médias, no desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. O acordo foi renovado pela última vez em 2013.
*Com informações da Finep.