O maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina começa na próxima segunda-feira, 19 de outubro, em Cuiabá (MT). Durante cinco dias a capital mato-grossense receberá a 25ª Conferência Anprotec, realizada por Anprotec e Sebrae, com organização local da Arca Multincubadora, da Universidade Federal de Mato Grosso e do Governo do Estado de Mato Grosso. Com o tema “Ambientes de inovação mais sustentáveis: o empreendedor como protagonista da nova economia”, a programação do evento está distribuída entre workshops, minicursos, sessões plenárias, sessões interativas e fóruns.
Ao longo dos cinco dias de Conferência Anprotec, vários nomes internacionais passarão por Cuiabá. Espanha, Israel, Estados Unidos, China, Russia e Coreia do Sul terão representantes na programação da 25ª edição do evento. Entre os destaques deste ano, estão Josep Piqué e Luis Sanz, da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP), Sam Raymond, do Banco Mundial, Kyu-Hwang Yeon, do Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu, e Jian Lin, do Tsinghua University Science Park. Veja aqui o mapa da programação completa.
Temática
A Conferência deste ano propõe a discussão sobre inovações que ofereçam à sociedade não apenas benefícios econômicos e produtivos, mas também ambientais e sociais. Segundo a presidente da Anprotec, Francilene Garcia, o movimento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos na promoção de um desenvolvimento sustentável vem experimentando novas alternativas. “Essas alternativas caminham para a interiorização, apoiando o desenvolvimento de segmentos vocacionados a dinamizar as economias locais e regionais. Transformar os ambientes de inovação, como incubadoras de empresas e parques tecnológicos, em plataformas de desenvolvimento sustentável e de mudança social consolida-se como uma importante bandeira da Anprotec para os tempos atuais e para o futuro”, explica.
Para o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, a temática inovação e sustentabilidade é fundamental para garantir a perenidade e ampliar a competitividade dos pequenos negócios. “Desenvolver soluções, processos ou canais de venda diferenciados, seja por meio do uso intensivo de tecnologia, seja pelo aperfeiçoamento processual e/ou produtivo contínuo, permitem a conquista de vantagens competitivas difíceis de serem copiadas pela concorrência”, pontua.
Marco cronológico
Neste ano, o maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina, o que trouxe uma mudança conceitual ao encontro. “Conhecido, até então, como Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, o evento passou a ser chamado de Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação. A nova identidade caracteriza o evento de forma mais adequada: a estrutura da programação que vem sendo realizada nos últimos anos é de uma Conferência; há muitos anos conta com a participantes e convidados estrangeiros e já não está limitado à temática de incubadoras e parques tecnológicos, representando o movimento e todos os seus agentes e relações”, conclui Francilene.