Empresas brasileiras interessadas em atuar no mercado dos Estados Unidos podem se inscrever no programa de incubação Latin America Idea Partnership (“La Idea”) Incubator Program, promovido pelo Departamento de Estado norte-americano. Durante quinze dias, os participantes receberão treinamento e ficarão instalados em uma incubadora, devendo arcar apenas com despesas de deslocamento e estadia. Até o fim do ano, serão oferecidas quatro rodadas de treinamento para empreendedores com atuação nas seguintes áreas: manufatura avançada, tecnologia médica, tecnologia limpa e tecnologia agrícola.
O primeiro workshop começa dia 26 de outubro e vai até 06 de novembro. Com foco em empresas de tecnologia médica, o encontro será realizado no Centro para Inovação Empreendedora, localizado na cidade de Phoenix, no estado do Arizona. Para esse treinamento, serão oferecidas 25 vagas. As inscrições podem ser feitas neste link.
Veja abaixo os assuntos e locais dos próximos workshops:
02 a 13/11 – Manufatura Avançada, em Coastal Bend Business Innovation Center (CBBIC), oferecido pela Texas A&M University, na cidade de Corpus Christy, Texas.
08 a 20/11 – Tecnologia Limpa, em North Shore Innoventures, na cidade de Beverly, Massachusetts.
30/11 a 11/12 – Tecnologia Agrícola, em Rutgers Food Innovation Center, oferecido pelo Rutgers New Jersey Agricultural Experiment Station, na cidade de Bridgeton, New Jersey.
Sobre o programa
Promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos em parceria com os países da Aliança do Pacífico (Chile, Peru, México e Colômbia) e o Brasil, o Latin America Idea Partnership (“La Idea”) Incubator Program apoia a criação de companhias inovadoras com alto potencial de crescimento, oferecendo acesso ao network de incubadoras de empresas dos EUA com o objetivo de facilitar oportunidade de investimentos e ajudar na construção da nova geração de empresas inovadoras que sejam competitivas globalmente.
Ao todo, 100 empreendedores brasileiros serão selecionados para participar de quatro workshops nas áreas de manufatura avançada, tecnologia médica, tecnologia limpa e tecnologia agrícola, que serão realizados durante o segundo semestre de 2015. Além de compartilhar experiências, eles poderão explorar oportunidades de negócios nos Estados Unidos e com os demais participantes do programa. Ao retornar ao Brasil, a ideia é que eles estejam mais bem preparados para desenvolver suas empresas e criar empregos em suas comunidades, bem como acessar mercados internacionais.