Diversas atividades integraram o evento da Rede ELAN (European and Latin American Business Services and Innovation Network), no primeiro dia de programação da 25ª Conferência Anprotec de Emprendedorismo e Ambientes de Inovação.
Após a cerimônia de abertura, foi realizado o painel “Cenário atual das energias renováveis, TIC e tecnologias ambientais na América Latina e na Europa – como gerar oportunidades de negócios”. Entre os palestrantes desse painel, estava Marcelo Hamagushi, responsável pela área de P&D da Valmet na América do Sul. “Investimos muito em P&D. No Brasil, por exemplo, temos oportunidades em biomassa, etanol de segunda geração, resíduos florestais e tecnologias para reduzir emissões na geração de energia, entre outros temas.Obviamente não fazemos isso sozinhos, sempre buscamos parcerias, conversando com universidades e centros de pesquisa”, afirmou.
Na sequência, foi realizada uma sessão focada em parcerias público-privadas, com o título “Mecanismos de cooperação na América Latina e na Europa – chamadas publicas e programas de incentivo para P&D em energias renováveis, TIC e tecnologias ambientais”, encerrando as atividades da parte da manhã.
Durante a tarde, duas atividades foram realizadas: o minicurso de crowdfunding, ministrado pelo consultor da Unidade de Inovação e Empreendedorismo do Banco Mundial, Sam Raymond; e a sessão de cocriação “Geração de oportunidades de negócios”, em que os participantes formaram grupos para discutir problemas e soluções de forma compartilhada, com o objetivo de desenvolver projetos em parceria com alto impacto para a sociedade. “A ideia é discutir questões que afetam os processos de transferência tecnológica e ambientes de inovação e de negócios no âmbito do projeto. Por isso, mesclamos ao máximo os participantes de cada equipe, levando em consideração o país de origem, a empresa e as habilidades técnicas”, explicou a coordenadora da atividade, Natália Tavares.
*Foto: Márcio Oliveira. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.