Nesta manhã de segunda-feira (19), foi realizada a cerimônia de boas vindas e apresentação do programa ELAN (European and Latin American Business Services and Innovation Network), dentro da programação da 25ª Conferência Anprotec de Emprendedorismo e Ambientes de Inovação. Financiado pela União Europeia (UE), o ELAN busca aumentar e diversificar a presença econômica da UE na América Latina, por meio da demanda de conhecimento e tecnologia inovadora europeia que existe na AL. De segunda a quarta-feira, serão realizados workshops, discussões e reuniões, abordando temas relacionados a energias renováveis, tecnologias ambientais e tecnologias de informação e comunicação (TIC).
A presidente da Anprotec, Francilene Garcia, falou sobre a satisfação da Associação em colaborar para a realização do primeiro evento do programa no Brasil. “Essa é uma oportunidade para que os participantes do consórcio possam se conhecer melhor e, com isso, ampliar a rede de transferência tecnológica”, afirmou. A presidente reafirmou a importância da representatividade da Anprotec que reúne instituições com capacidade de transferência tecnológica, como universidades e institutos de pesquisa, e empresas com produtos inovadores, além de startups com grande interesse em se internacionalizar.
Em seguida, a coordenadora do evento do ELAN na Europa, Iratxe Peña, explicou o funcionamento do programa e os objetivos do encontro realizado durante a 25ª Conferência Anprotec. “Temos a expectativa de gerar oportunidades de negócios e ampliar alianças, sejam de transferência tecnológica, entre institutos e empresas, ou estratégicas, para a continuidade e ampliação do programa”, afirmou.
Na sequencia, o ministro Conselheiro da Holanda no Brasil, Paul Zwetsloot, falou da importância dos processos de transferência tecnológica para o momento econômico brasileiro. “Em 2008, a Holanda e outros países enfrentaram um período de crise e, para nosso governo, a ciência, a tecnologia e a inovação foram a saída para superarmos isso”, disse. O diplomata contou que a adoção de programas de inovação, com foco em recursos humanos e áreas econômicas de grande potencial tecnológico, foram essenciais nesse processo.
Finalizando o painel de abertura, a coordenadora do ELAN Business, Josefa Paredes, explicou o funcionamento do programa. “Diferente do Elan Network, focado na transferência tecnológica, o Elan Biz está focado em fornecer informações para os empresários europeus que querem vir para o Brasil estabelecer negócios. Dessa forma, a União Europeia busca oferecer acesso, informação e oportunidades aos empresários dos 28 países”, afirmou. Segundo Josefa, até o fim do mês, a plataforma web do Elan Biz deve estar pronta e online para o conhecimento de todos.
*Foto: Márcio Oliveira. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.