No segundo dia da 25ª Conferência Anprotec, foi realizada uma mesa redonda com foco em economia solidária . Na primeira parte da atividade, o chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), Benedito Anselmo de Oliveira, apresentou o conceito e um panorama do setor no Brasil. “São compreendidas por economia solidária as formas de organização econômica — produção, comercialização, finanças e consumo — que têm por base o trabalho associado, a autogestão, a propriedade coletiva dos meios de produção, a cooperação e a solidariedade. Cooperação como força política e solidariedade, a força do valor
”, explicou Oliveira.
Prosseguindo, Oliveira afirmou que a missão da Senaes é promover o fortalecimento e a divulgação da Economia Solidária, por meio de políticas integradas, com o objetivo de gerar renda com trabalho justo e solidário. “A Economia Solidária não existe sem trabalho integrado, por meio de redes e cadeias”, sentenciou.
Um dos coordenadores da mesa, o coordenador geral da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Gonçalo Guimarães, alertou para a necessidade de integrar desenvolvimento econômico e social. “Convencionou-se, por muito tempo no Brasil, que desenvolvimento é econômico e problema é social. As incubadoras têm o propósito comum de empoderar as comunidades, em seus respectivos públicos-alvos”, afirmou.
Na segunda parte da mesa-redonda, foram apresentados casos de sucesso no segmento, vivenciados por incubadoras que trabalham com economia solidária nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo e Pernambuco.
O presidente da Arca Multincubadora e também coordenador da mesa-redonda, Wilson Luconi, avaliou as discussões proporcionadas pela mesa redonda como positivas. “O momento foi proveitoso para compartilhar experiências, de diversas localidades do país, além de conferir visibilidade à economia solidária “, sintetizou.
* Com informações de Thais Ueda
*Foto: Márcio Oliveira. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.