Foi lançado no começo deste mês, o Diagnóstico da Infraestrutura de Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) de Minas Gerais, produzido pela Biominas Brasil e Sebrae Minas. O documento resultou de um estudo a partir de um debate conjunto sobre a infraestrutura das ICTs e a interação entre estas instituições e as empresas. O relatório está disponível no site da Biominas para consulta online.
De acordo com os organizadores, estes dois fatores abordados no estudo são de fundamental importância para o amadurecimento do sistema local e nacional de inovação e, consequentemente, para o aumento de competitividade econômica. Além disso, o foco da análise está na estrutura das ICTs, ao contrário de muitos estudos enquanto outros estudos são construídos a partir do ponto de vista das empresas.
O estudo considera um conceito de infraestrutura que envolve três componentes: físico, humano e institucional. Para os organizadores, esse conceito reflete a complexidade da questão da infraestrutura científica e das relações entre ICTs e empresas, que extrapola o conceito clássico de infraestrutura.
*Foto: Shutterstock.