Nesta sexta-feira (25), último dia da 32ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Área de Inovação (IASP), a agenda da delegação brasileira foi diversificada: os participantes assistiram à última sessão plenária, que contou com a apresentação da gestora de negócios do Tecnopuc, Parque Cientifico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e à sessão de encerramento do evento.
Já a presidente da Anprotec, Francilene Garcia, participou de uma reunião com o ministro de Ciência e Tecnologia da China (MOST), o co-diretor geral do programa Torch, Zhai Lixin, e o vice-diretor do Zhongguancun Park, Liao Guohua. Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Armando Milioni; o diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos e ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; e o diretor de planejamento do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marcelo Sáfadi.
Na reunião, ficou acertada a continuidade de uma agenda bilateral Brasil-China na área de parques tecnológicos, com o apoio do MCTI e da Anprotec no Brasil, que já planejam um evento para março de 2016 em São José dos Campos, com a presença de representantes do MOST, Torch Program, parques tecnológicos e empresas da China. “O ministro está muito disposto a fomentar uma relação com os parques tecnológicos brasileiros para que recebam empresas e centro de P&D da China, assim como já considera os parques chineses aptos a receberem gestores brasileiros aqui”, disse Francilene.
Após o encerramento das atividades da 32ª Conferência da IASP, os participantes da Missão Técnica 2015/2 participaram de uma reunião de fechamento, realizada no local do evento. OS participantes elogiaram a organização da Missão e o entrosamento do grupo, além de destacarem as visitas e discussões mais importantes ocorridas nas duas semanas, na Coreia do Sul e China.