Reunidas hoje em Brasília (DF), entidades representativas do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação lançaram um manifesto de vigília pela preservação da agenda de ciência, tecnologia e inovação. O documento foi elaborado após a divulgação de informações sobre a reforma ministerial, prevista para essa semana, prevendo a possível saída de Aldo Rebelo da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Confira abaixo o texto na íntegra:
MANIFESTO DE VIGÍLIA PELA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
As instituições representativas do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação constituídas pelos setores acadêmico, tecnológico, empresarial, sociedade civil organizada, bem como secretarias estaduais de ciência e tecnologia e fundações de amparo à pesquisa reunidas hoje, em Brasília, declaram-se em estado de vigília pela preservação da agenda de ciência, tecnologia e inovação, que possibilite o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade, consistência, competitividade e capacidade de autodeterminação para toda a nação.
É imperativo que seja evitada a instabilidade e a descontinuidade das ações estruturantes em andamento e aquelas pactuadas com o governo federal, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Sistema não suporta mais alterações frequentes na gestão do Ministério, com repercussões em programas e políticas estratégicas.
Brasília, 30 de setembro de 2015
***