De 19 a 21 de outubro, durante a programação da 25ª Conferência Anprotec, em Cuiabá (MT), serão realizadas diversas atividades do programa European and Latin American Business Services and Innovation Network (ELAN) no Brasil. Financiado pela União Europeia (UE), o programa busca ampliar a presença econômica de empresas europeias na América Latina, gerando diversos benefícios para micro e pequenas empresas inovadoras da região. Além do Brasil, Argentina, México, Colômbia, Chile, Peru e Costa Rica receberão eventos do projeto em outubro e novembro.
Nos três dias de programação em Cuiabá, temas relacionados a energias renováveis, tecnologias ambientais e tecnologias da informação e comunicação (TIC) serão abordados em uma série de atividades. A agenda inicia dia 19, às 9h30, com a apresentação da Rede ELAN, seus objetivos e oportunidades. Na sequência, serão realizados o workshop “Cenário atual em energias renováveis, TIC e tecnologias ambientais na América Latina e na Europa – como gerar oportunidades de negócios” e a sessão “Mecanismos de cooperação na América Latina e na Europa: chamadas públicas e programas de incentivo para P&D em energias renováveis, TIC e tecnologias ambientais”.
Na tarde da segunda-feira, os participantes poderão optar entre o workshop “Crowdfunding – uma alternativa para financiar projetos e empresas inovadoras”, que integra a programação da Conferência Anprotec, e a sessão de cocriação “Geração de oportunidades de negócios”, que tem como objetivo identificar novas oportunidades de negócios de maneira colaborativa, por meio da combinação de tecnologias e habilidades de companhias de diferentes setores.
O segundo dia de programação do ELAN, 20 de outubro, iniciará com um workshop sobre as demandas e mecanismos de transferência de tecnologias existentes no Brasil e na Europa. Na segunda parte da manhã, instituições e companhias indicarão suas oportunidades e ofertas para a rodada de negócios, que será realizada na tarde do mesmo dia.
Já na quarta-feira, dia 21 de outubro, a manhã será dedicada às sessões plenárias da 25ª Conferência Anprotec. O tema central da Conferência é o foco da primeira plenária, que propõe discutir inovações que ofereçam à sociedade não apenas benefícios econômicos e produtivos, mas também ambientais e sociais. Na segunda plenária serão abordadas formas de contribuição de empresas de grande porte ao fortalecimento do empreendedorismo inovador, a partir da relação com parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Na tarde de quarta-feira a programação do ELAN no Brasil encerra com a reunião da rede.
As inscrições para as atividades do ELAN são gratuitas. Confira a programação e inscreva-se.
Sobre o ELAN
O programa financiado pela UE é implementado por duas estratégias independentes: ELAN Network e ELAN Biz.
European and Latin American Business Services (ELAN Biz): o principal objetivo é apoiar as PMEs europeias interessadas em entrar em mercados latino-americanos, oferecendo serviços de informação integral e atualizada sobre como fazer negócios em países estratégicos da América Latina. Para mais informações, acesse: www.elanbiz.org
European and Latin American Technology Based Business Network (ELAN Network): o principal objetivo é a geração de oportunidades de negócio baseadas em tecnologia entre PMEs europeias e latino-americanas. Para mais informações, acesse: www.elannetwork.org
O ELAN Network é gerenciado pela Tecnalia, entidade com base na Espanha, e conduzido por um grupo seleto de entidades e organizações que constituem o consórcio e são os membros iniciais da rede. A Anprotec é coordenadora das ações desenvolvidas no Brasil, ao lado de parceiros como a Embrapa, a Agência USP de Inovação, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas Universidade de São Paulo (USP) e o VTT Brasil.
Essas organizações e entidades são líderes em diversos países e prestam suporte, apoio e mobilização nos processos de inovação e de transferência tecnológica. O objetivo de sua atuação no âmbito do projeto é estender a colaboração com outros atores e empresas líderes nos seus setores de atuação, formando uma larga rede de parcerias e geração conjunta de oportunidades de negócios com base tecnológica.