Nesta terça-feira, parte da delegação brasileira conheceu as instalações do centro de exibição da Huawei, multinacional chinesa de equipamentos para telecomunicações e serviços, enquanto alguns participantes foram conhecer o parque Dongcheng, um dos 16 sub-parques do Z-Park. À noite, um coquetel de boas-vindas foi servido aos inscritos na 32ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Ambientes de Inovação (IASP), no Centro Nacional de Convenções da China (CNCC).
Na visita a Huawei, foram apresentados produtos e soluções desenvolvidos pela empresa, como celulares, tablets, data centers, aplicações para automação residencial, dentre outros. Líder no mercado chinês, a empresa investe 17% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento e registra um alto número de patentes no setor de TI. Assim, também recebe recursos provenientes do pagamento de patentes por empresas concorrentes, como a Apple. Fundada em 1988, a Huawei possui oito centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo, onde trabalham cerca de 70 mil pessoas – 10 mil apenas na China.
O Parque de Dongcheng é conhecido pela atuação no setor de cultura e economia criativa. Fundado em 2006, possui uma área de cerca de 300 hectares, onde estão instaladas mais de 1,7 mil empresas em clusters industriais nas áreas de diretos de propriedade intelectual, conteúdo digital, turismo e lazer, ciência e cultura da medicina tradicional chinesa.
Encerrando as atividades do dia, os inscritos na 32ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Ambientes de Inovação (IASP) foram recebidos em um coquetel de boas-vindas oferecido pela Associação.