Nesta quarta-feira, teve início a 32ª Conferência da Associação Internacional de Parques e Áreas de Inovação (IASP), em Bejing, na China. Com o tema “Novas Tecnologias, Novas indústrias, Novas Comunidades”, o evento trará discussões sobre novas tendências para ambientes de inovação, que atuam como estruturas cada vez mais complexas no apoio à inovação. Cerca de 600 participantes de 49 países estão reunidos no Centro Nacional de Convenções da China, onde a conferência ocorre até a próxima sexta-feira (25).
No primeiro dia, associados e colaboradores da Anprotec se destacaram. O consultor de projetos da Associaçao, Carlos Eduardo Bizzotto, apresentou o modelo Cerne durante a sessão “Incubação e crescimento”. Já o Tecnopuc, parque ligado à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), conquistou o 3º lugar no prêmio Inspiring Solutions, com o programa Aceleração de Sinergias. Essa é a segunda edição da premiação concedida pela IASP, que visa a identificar soluções e ideias inovadoras relacionadas à eficiência de ambientes de inovação. No ano passado, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) também foi premiado.
Discussões
A palestra de abertura foi proferida pelo professor Zhongling Wang, do Instituto de Nanoenergias e Nanosistemas de Beijing, que apresentou o funcionamento de nanogeradores para tecnologias que utilizam energia em pequena e larga escala. Basicamente, a ideia do professor é gerar energia a partir da interação com o ambiente, seja através do movimento do próprio corpo, objetos ou da natureza, para atender à crescente demanda gerada pelo uso de dispositivos eletrônicos.
De acordo com o professor, “qualquer coisa que se movimenta pode gerar energia”. Assim, os batimentos cardíacos, a respiração ou as pisadas durante uma caminhada ou até mesmo a água de uma ducha podem alimentar um gerador. “Estou apresentando uma tecnologia que pode ter aplicações diversas no futuro. Acredito que os parques tecnológicos devem estar atentos a novas tendências como essa, pois podem surgir novos modelos de negócios ou novas demandas de mercado”, finalizou.
A programação do dia seguiu com duas sessões plenárias, que abordaram o impacto da tecnologia na sociedade e o papel dos parques tecnológicos na criação de novos modelos de negócios e novas indústrias. À tarde, foram realizadas as sessões paralelas, que abordaram assuntos como comercialização de tecnologias e novos modelos e oportunidades para parques científicos e tecnológicos. As atividades encerraram com um jantar informal no Beijing Garden Expo Park.