Nesta terça-feira (15), a presidente da Anprotec, Francilene Garcia, e o presidente do Centro de Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu (CCEI-Daegu), Sunil Kim, assinaram na Coreia do Sul um Memorando de Entendimento (MoU) entre as duas instituições. Com a assinatura do acordo, a Associação e o CCEI estabelecem um modelo de cooperação e colaboração, baseado no intercâmbio de ideias, práticas e atividades, como educação, treinamento, pesquisa, desenvolvimento, transferência de know-how e disseminação de conhecimento, entre outros.
Segundo a presidente da Anprotec, Francilene Garcia, o acordo possibilitará um diálogo entre o modelo coreano de apoio a empreendimentos inovadores com o modelo brasileiro de apoio a negócios na área da economia criativa. “A expectativa é que jovens empreendedores, brasileiros e coreanos, possam realizar negócios conjuntamente. Ao aprender com as diferenças e semelhanças dos dois modelos, as mentes criativas poderão criar empresas representativas para os dois países e até mesmo globais”, afirmou. Francilene também destacou o envolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que têm colaborado para fortalecer a parceria com a Coreia do Sul.
Parceria
O acordo firmado com o CCEI-Daegu integra o Programa de Promoção da Economia Criativa, resultado da parceria firmada em abril deste ano entre Samsung e Anprotec, voltada à promoção do empreendedorismo e da inovação. Por meio da parceria, a Anprotec se comprometeu a realizar treinamentos, articular políticas públicas e propagar conhecimento sobre economia criativa junto a seus associados e empresas inovadoras. A Samsung, por sua vez, atua como facilitadora da relação entre a Anprotec e o CCEI, identificando projetos aptos a participarem do Programa. Em cinco anos, a empresa investirá US$ 5 milhões no projeto.
“Estamos avançando na operacionalização dessa parceria, estabelecendo acordos específicos com as instituições envolvidas, a Samsung e o CCEi-Daegu. Por isso, nossa visita a Coreia do Sul é tão importante e oportuna nesse momento”, afirma a presidente da Anprotec. Na última segunda-feira, Anprotec e Samsung lançaram um chamada para incubadoras interessadas em participar do Programa. Confira aqui.
O presidente do CCEI-Daegu, Sunil Kim, disse ter ficado impressionado com o sucesso das startups no Brasil, quando esteve no país para assinar o Memorando de Intenções, em abril deste ano. “Vejo que o país pode crescer muito aproveitando o potencial das startups brasileiras e, juntos, podemos construir uma relação fraterna rumo a um futuro brilhante”, afirmou.
Agenda de cooperação
Momentos antes da assinatura do memorando, a delegação brasileira foi recebida pelo ministro de Ciência, Tecnologia de Informação e Comunicação, e Planejamento Futuro, Choi Yanghee, que se mostrou disposto e confiante com a parceria estabelecida. “Nos tragam ideias inovadoras para desenvolvermos projetos em conjunto”, disse o ministro.
Logo após a assinatura do Memorando de Entedimento, a delegação brasileira participou de um almoço com autoridades sul-coreanas e representantes da Samsung. Durante o encontro, o presidente do CCEI-Daegu, Sunil Kim, disse ter ficado impressionado com o sucesso das startups no Brasil, quando esteve no país para assinar o Memorando de Intenções, em abril deste ano. “Vejo que o país pode crescer muito aproveitando o potencial das startups brasileiras e, juntos, podemos construir uma relação fraterna rumo a um futuro brilhante”, afirmou.
Integrante da delegação brasileira que esteve em Daegu para a assinatura do memorando, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Armando Milioni, ressaltou que o objetivo do Ministério é desenvolver o processo de inovação do Brasil, considerando a economia criativa como uma ferramenta para isso. “Vamos trabalhar juntos na direção do desenvolvimento tecnológico e da inovação, um desafio para os dois países”, disse.
Além de agradecer a presença da delegação brasileira, o prefeito de Daegu afirmou acreditar fortemente na troca de experiências entre empreendedores brasileiros e coreanos que criam startups, fortalecendo ainda mais a parceria estabelecida pelo acordo. “A prefeitura pode assumir a responsabilidade de intercâmbio”, destacou.
O presidente da Samsung, Sang-hoon Lee, ressaltou o trabalho desempenhado pela Anprotec. “Conheci a Associação depois de ler um artigo sobre startups. Acredito que o Brasil pode construir um novo sistema de startups e podemos ajudar nisso”.