Nesta quinta-feira (03), será realizado o pré-lançamento da 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, a partir das 7h30, na sede da Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso (Fiemt). O evento marca o início da contagem regressiva para a Conferência, que ocorrerá entre os dias 19 e 23 de outubro deste ano, em Cuiabá (MT).
Além de dirigentes de Anprotec e Sebrae, entidades realizadoras do evento, estarão presentes os representantes das instituições que compõem a Organização Local – Arca Multincubadora, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Governo do Estado do Mato Grosso. Durante o pré-lançamento serão divulgados o eixo temático central do evento e também a programação detalhada.
Sobre a Conferência
Promovida anualmente por Anprotec e Sebrae, a Conferência Anprotec é um dos maiores eventos mundiais de empreendedorismo inovador, reunindo cerca de mil participantes de diversos países. Em sua 25ª edição, a Conferência Anprotec tem como tema “Ambientes de inovação mais sustentáveis: o empreendedor como protagonista da nova economia” e se propõe discutir inovações que ofereçam à sociedade não apenas benefícios econômicos e produtivos, mas também ambientais e sociais. Entre as atividades programadas estão workshops, minicursos, fóruns, sessões técnicas e plenárias. “Nesse contexto, ambientes de inovação devem articular-se aos empreendedores e à sociedade na busca por soluções e produtos que aliem o avanço científico e o bem-estar humano no limite dos ecossistemas”, destaca a presidente da Anprotec, Francilene Garcia.
Para a secretária de Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso, Luzia Helena Trovo M. de Souza, a realização do evento em Cuiabá será um marco. “A 25ª Conferência Anprotec será especialmente decisiva para o fortalecimento das ações em desenvolvimento na área de CT&I, uma vez que haverá a possibilidade concreta de se discutirem temas relevantes que impactam positivamente o momento atual e futuro de Mato Grosso”, afirma.
O vice-reitor da UFMT, João Carlos de Souza Maia, destaca a importância da temática do evento nas discussões sobre desenvolvimento sustentável e inovação. “A Conferência proporcionará a oportunidade de discutirmos os ambientes que promovam a inovação, como, por exemplo, a criação e instalação do parque tecnológico em Mato Grosso. Esse ambiente agregará os esforços do poder público, dos setores empresarial e acadêmico, por meio da promoção do conhecimento e de novas tecnologias, da criação e do crescimento de empresas de base tecnológica e de spin-offs; e do fornecimento de serviços de alto valor agregado aliados a um espaço físico de alta qualidade.”
Programação
As atividades da 25a Conferência Anprotec iniciam no dia 19 de outubro, com uma agenda intensa de minicursos, Workshop Anprotec, Fórum Sebrae de Inovação e eventos com parceiros nacionais e internacionais, tais como o projeto Elan, que promove negócios entre empresas brasileiras e europeias, e o Fórum da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap).
O Workshop Anprotec está dividido em duas sessões: “Parques tecnológicos e áreas de inovação – experiências e tendências” e “Incubadoras de empresas – modelos híbridos e convergentes de apoio ao empreendedorismo”. O fórum é dedicado especialmente aos associados da entidade e tem como objetivo permitir um debate profundo sobre temas considerados estratégicos para o movimento de parques e incubadoras no Brasil.
Os minicursos também focam em temas relevantes para os ambientes de inovação, promovendo importantes discussões, conhecimento e troca de experiências. Um dos destaques é o minicurso “Crowdfunding – uma alternativa para financiar projetos e empresas inovadoras”, que será ministrado por Sam Raymond, consultor da Unidade de Inovação e Empreendedorismo do Banco Mundial.
Para o dia 20 está previsto o Fórum Sebrae de Inovação, que discutirá o tema “Sustentabilidade e impacto social como alavancas para a prosperidade”. A atividade terá início com uma visita ao Centro Sebrae Sustentabilidade (CSS), onde os participantes poderão conhecer a estrutura, os projetos e as boas práticas na área. Também no dia 20 ocorre o evento com a Abvcap, que visa à capacitação das empresas ligadas aos parques e incubadoras e à aproximação com grupo de investidores.
Sessões plenárias e técnicas
Ainda no dia 20, às 18h30, autoridades farão a abertura oficial do evento, em um painel solene a ser realizado no auditório principal do Centro de Eventos Pantanal.
A partir do dia 21, sessões plenárias e interativas dominam a programação, discutindo vários aspectos relacionados ao tema central do evento. Ao todo, serão cinco plenárias, que contarão com palestrantes brasileiros e estrangeiros. Nas sessões interativas (técnicas paralelas, Pitch Session e Fórum Interativo) serão apresentados os trabalhos selecionados na Chamada de Trabalhos. No dia 23, o evento será encerrado com uma visita técnica organizada pela Arca Multincubadora.
Saiba mais: www.conferenciaanprotec.com.br