Já estão abertas as inscrições para a chamada de novos negócios inovadores do Porto Digital. O documento detalha os processos de seleção das novas turmas de incubadas e apresenta uma novidade: o Programa de Qualificação de Novos Negócios, que vai atender startups e empreendimentos criativos em estágio de ideia estruturada. Os interessados em integrar o ecossistema do Porto Digital tem até o dia 5 de julho próximo para inscrever-se.
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[Chamada de novos negócios inovadores]
[Formulário para submissão de propostas]
A chamada vai contemplar um máximo de 26 novos negócios – oito para cada incubadora (Cais do Porto e Portomídia) e 10 para o Programa de Qualificação, sendo cinco startups de TIC e cinco empreendimentos criativos. Os projetos selecionados serão encaminhados para as incubadoras ou para a Qualificação a partir da avaliação do estágio de maturidade do negócio apresentada pelos proponentes. “O Porto Digital tem como vocação incentivar a cadeia produtiva de negócios inovadores e com a qualificação vamos interagir com os empreendedores em mais um nível, fortalecendo ainda mais o ecossistema do parque tecnológico”, explica Marcos Oliveira, gerente de empreendedorismo do Porto Digital.
A incubação é destinada às startups e empreendimentos criativos com ou sem faturamento, com pelo menos uma versão simples e operacional do produto em estágio de teste com potenciais clientes. O Programa de Incubação é realizado em 18 meses, segundo metodologia do Porto Digital. Os projetos contemplados terão à sua disposição do Porto Digital infraestrutura ready to use nas incubadoras Cais do Porto e Portomídia, além de serviços de mentoria, treinamento, consultoria tecnológica e de negócios, networking com potenciais clientes e apoio à participação de eventos.
Já os selecionados para qualificação participarão de atividades em espaços do do Porto Digital, além de também dispor de mentoria, treinamentos e consultorias. “Na Qualificação os empreendimentos terão três meses para maturar o negócio e após esse período elas poderão entrar direto na incubação, na aceleradora ou mesmo associar-se a uma outra solução mais adequada ao modelo de negócios”, esclarece Marcos.
Processo seletivo: Uma novidade desta chamada é a forma de apresentação de seus empreendimentos. Além de preencher um formulário eletrônico, os empreendedores devem produzir um vídeo de até três minutos em que devem apresentar detalhes do projeto, tais como a tecnologia utilizada, mercado a ser atingido, projeções e modelo de negócios.
“A ideia é avaliar a habilidade dos empreendedores na comunicação das suas ideias. Este é um elemento fundamental para as startups na atração de clientes e investidores e que pode nos ajudar a escolher os empreendimentos que irão para a etapa final de seleção, a entrevista, na qual os times mais bem avaliados terão a oportunidade de apresentar seus projetos para uma banca de avaliação”, explica Marcos Oliveira.
*Com informações e imagem do Porto Digital