O faturamento com os produtos e serviços negociados pelas 11 empresas incubadas da incubadora Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2014, foi de R$ 11 milhões. O bom resultado mostra que o mercado de TI começa a despontar no estado e parece passar imune à crise financeira, com novos negócios surgindo na velocidade em que se processam as novas tecnologias.
As startups abrigadas na incubadora do Metrópole Digital foram selecionadas a partir de edital e terão até 3 anos para desenvolver o modelo de negócio de produtos e serviços em segmentos diferenciados da economia. São aplicativos, dispositivos e softwares pensados para otimizar a vida de empresas e pessoas em comunicação social, marketing digital, meio ambiente, medicina, gestão, área jurídica, entretenimento. A ideia, explica o diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo, é estruturar um polo em Tecnologia da Informação no Rio Grande do Norte.
“Ainda não desenvolvemos uma indústria da informação forte para termos um mercado em tecnologia o que ainda nos leva, hoje, a buscar fora as empresas para os nossos produtos”, conta. Umas das estratégias do Instituto Metrópole Digital é a de atrair empresas de grande porte deste segmento e criar mercado para as empresas locais e alavancar o crescimento do setor. “Em TI, o principal capital é o humano na hora de montar um empreendimento. E cumprimos todas as etapas na formação desde o técnico a pós-graduação e temos nas incubadoras esta centralidade”, completa Rêgo.
De acordo com o gerente de incubadoras do Inova Metrópole, professor Anderson Cruz, o setor de alta tecnologia e suas startups é de grande risco devido a sua principal caraterística: o novo. “Quando se trabalha com inovação, não se tem garantias se há mercado, se há tecnologia, se haverá aceitação. É preciso avaliar bem uma boa ideia”, afirma. Mas conta positivamente o fato de a atividade demandar menor investimento e ter alto faturamento em espaço de tempo menor quando comparado ao modelo convencional de negócios. “A grande vantagem do custo reduzido é a que a matéria prima é intangível. Um computador e muito talento, basicamente é o que precisam”, diz Cruz.
A incubadora Inova Metrópole tem atualmente 11 empresas incubadas e 12 pré-incubadas, enquanto pode atender a uma demanda de 50 empresas no seu espaço físico. O investimento ainda é baixo diante da estrutura da incubadora. Em 2014 foram investidos R$ 120 mil através de edital do Sebrae e cerca de R$ 90 mil provenientes das taxas de participação das empresas na incubadora. O apoio federal parte da estrutura da universidade.
*Com informações e foto do Inova Metrópole