Após a participação na 29ª Conferência da NBIA (National Business Incubation Association), em Denver, no Colorado, os participantes da Missão Técnica 2015 partiram para São Francisco, na Califórnia, para uma série de visitas técnicas a incubadoras e aceleradoras. Promovida pela Anprotec, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), essa Missão teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a atuação das incubadoras nos Estados Unidos. “Depois de seis anos sem fazer uma missão aos Estados Unidos, a Anprotec teve a oportunidade de verificar, junto aos seus associados e parceiros, em que estado se encontra o movimento de empreendedorismo inovador no país”, avalia a presidente da Anprotec, Francilene Procópio Garcia.
Na quinta-feira (30/4), a delegação foi recebida pelo cônsul-geral adjunto do Brasil em São Francisco, Juliano Alves Pinto, que falou sobre o ecossistema de inovação do Vale do Silício. “Hoje, essa região, há mais de 60 anos considerada um dos principais clusters de tecnologia, expandiu-se e é um dos espaços mais importantes da economia mundial. Aqui são produzidas tecnologias disruptivas, que mudam paradigmas e a maneira como as pessoas se comportam no mundo”, afirmou.
Em seguida, os participantes da Missão assistiram a palestras dos CEO’s das aceleradoras US MAC, dedicada a ajudar empreendedores estrangeiros a se estabelecerem no Vale do Silício, e RocketSpace, que possui mais de 170 empresas, todas elas de TI e com capital semente investido. “Achei interessante essas iniciativas para o estabelecimento de empresas, no sentido da utilização do mercado local. É um caminho para abrirmos espaço para nossas empresas”, avaliou o participante Claudio Jacoski, vice-reitor de planejamento e desenvolvimento da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), de Santa Catarina.
À tarde, a programação seguiu intensa, com visitas ao Centro de Empreendedorismo e Tecnologia da Universidade de Berkeley e às aceleradoras SkyDeck e CITRIS Foundry (foto).
Último dia
Na sexta-feira (1/5), a delegação visitou a sede do Facebook, em Menlo Park, onde foi recebida pela gerente de empreendedorismo do Facebook no Brasil, Camila Fusco, que falou sobre os programas desenvolvidos para micro e pequenas empresas e apresentou dados sobre o impacto da rede social na economia. “No Brasil, uma em cada duas empresas utilizam o Facebook para fazer negócios e cerca de 80% dos usuários estão conectados a uma pequena empresa, enquanto a média mundial é de 70%”.
Na visita também foram apresentados programas do Facebook com foco em startups e no aumento do acesso à conectividade em locais com difícil acesso à internet. “Gostei das palestras e da infraestrutura do local. É um modelo de negócios que buscam a colaboração para ganhar mais, solucionando problemas individuais ou coletivos para ofertar serviços”, avalia o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes Alcoforado Filho.
No mesmo dia, a delegação visitou a aceleradora Plug & Play, onde nasceram empresas como o Google, Pay Pal e Logitech, e o Stanford Research Institute (SRI). O diretor do SRI, Dennis Tsu, fez uma palestra inspiradora, apresentando o trabalho do instituto e exemplos que poderiam ser aplicados à realidade brasileira. “Com essa Missão, a Anprotec reforçou alianças aqui e a necessidade, entre seus associados, parceiros e agentes de inovação, de se arriscar e de admitir falhas para se construir empreendimentos de sucesso”, concluiu.