A Jump Brasil, aceleradora de negócios do Porto Digital, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (29) e a chamada para o primeiro ciclo de aceleração já está disponível no endereço eletrônico (www.jumpbrasil.com). Cinco startups serão selecionadas neste primeiro momento. As inscrições ficam abertas até 29 de maio.
A cerimônia de abertura foi realizada na sede da aceleradora, na rua Capitão Lima, bairro de Santo Amaro, Recife/PE, com as presenças do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, da secretária de ciência, tecnologia e inovação do estado, Lúcia Melo, do prefeito do Recife, Geraldo Júlio e dos presidentes dos parceiros investidores, Antônio Machado, do Instituto Talento Brasil, e do presidente do grupo Jereissati Participações S/A, Carlos Jereissati. Eles foram recebidos pelo presidente do Porto Digital e também diretor da Anprotec, Francisco Saboya, que já adiantou uma boa notícia: o segundo ciclo de aceleração já dobrará o número de startups, passando para 10 empresas contempladas.
Primeiro ciclo
As startups selecionadas passarão por um processo de aceleração realizado em cinco meses. Nesse período, as empresas receberão um aporte financeiro de R$ 40 mil cada para a estruturação de seus modelos de negócios, além de capacitação, mentoria, consultoria empresarial, conexão com investidores, seminários e outras atividades para seu desenvolvimento. “Durante o processo, os empreendedores passarão pelas etapas de descoberta, validação e aquisição de clientes, culminando com a realização de um ‘investorsday’, quando as startups serão apresentadas aos investidores”, explica o gerente de aceleração da Jump Brasil, Pedro Souza.
Além de preencher o formulário disponível no site, os candidatos também devem anexar um vídeo de dois minutos que tem como objetivo apresentar a startup e explicar porque o empreendimento deverá ser acelerado. Os selecionados nessa etapa passarão por um segundo momento, de entrevista presencial, na sede da aceleradora. Os cinco finalistas assinarão contratos de participação societária. “Trata-se de uma contrapartida aos recursos investidos, infraestrutura e serviços aportados. A sociedade será de 6% a 12%, a depender do estágio de desenvolvimento do negócio”, justifica Souza.
“O Porto Digital possui uma estratégia de desenvolvimento do empreendedorismo e inovação suportada por incubadoras e aceleradoras. O público-alvo da Jump Brasil são as empresas que já apresentam alguma maturidade no seu modelo de negócios e com perspectivas de atender às demandas do mercado. Startups em diferentes estágios podem ser apoiadas pelo nosso programa de incubação, preparando-se para posterior processo de aceleração”, comenta Francisco Saboya.
O objetivo da aceleradora é capacitar empresas para atração de investidores e contribuir para o desenvolvimento econômico local por meio de negócios lucrativos e consistentes. Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões por um período de cinco anos para estruturação de startups, promoção de eventos, reforma e manutenção da estrutura física da Jump. Os recursos são oriundos do Grupo Jereissati Participações.
SERVIÇO: Chamada para o primeiro ciclo de aceleração da Jump Brasil
Inscrições até 29/05
Formulário, texto de chamada e demais informações disponíveis em www.jumpbrasil.com
*Com informações e imagem do Porto Digital