O Parque Tecnológico Botucatu será inaugurado no dia 14 de abril e está situado em Botucatu, na Rodovia Gastão Dal Farra, estado de São Paulo, em duas áreas contíguas que somam 286 mil m².
A cidade de Botucatu possui um forte potencial em biotecnologia voltada à saúde, em produção vegetal e em meio ambiente. Conta com quatro unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unesp: Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e Instituto de Biociências (IB), vários Centros de Estudo e Pesquisa além de uma Escola Técnica (Etec), uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Centro Paula Souza e várias Faculdades particulares.
Para trabalhar em parceria com o novo empreendimento, a iniciativa privada da região dispõe de liderança tecnológica expressiva em seus segmentos de atuação, com a concentração de empresas de diferentes portes, como Embraer, Neiva, Eucatex, Duratex, Caio Induscar, Irizar, Grupo Centroflora e outras. Botucatu possui ainda duas incubadoras, uma voltada ao uso intensivo de tecnologia e outra ligada ao seguimento industrial.
O Parque Tecnológico Botucatu atuará em áreas voltadas para a inovação tecnológica de bioprocessos – procedimentos tecnológicos que utilizam sistemas biológicos, componentes e derivados de organismos vivos para produção de medicamentos – insumos médico-hospitalares, compostos para fins industriais, fitoterápicos, sistemas de produção agropecuários sustentáveis, produtos orgânicos, biorremediação, controle biológico, serviços ambientais, caracterização e uso de resíduos. Dessa forma, o Parque atrairá empresas intensivas em tecnologia, instituições de pesquisas, empresas de consultoria ou organizações, públicas ou privadas, que possam oferecer serviços de apoio técnico e de mercado.
A seleção de projetos e empresas para se instalarem no Parque está aberta desde 13 de março de 2015. A chamada pública pode ser acessada por este link.
*Com informações e imagem do Parque Tecnológico Botucatu