A reunião de alinhamento realizada na manhã deste domingo, 26, no Hotel Sheraton, em Denver, Estados Unidos, marcou o início oficial da Missão Técnica 2015, promovida pela Anprotec em parceria com o Sebrae e com o apoio do Consecti.
Até a próxima quarta-feira, a delegação brasileira participa da 29ª Conferência da National Business Incubation Association (NBIA), que tem em sua programação visitas ao Fitzsimons Innovation Campus, ao National Renewable Energies Laboratory e a duas incubadoras – Innovation Pavillion e Galvanize. Durante a reunião foram apresentadas as atividades dos próximos dias, bem como as instituições que participam da missão e seus representantes.
Ao fim do encontro, a delegação brasileira recebeu as boas vindas da presidente da NBIA, Kirstie Chadwick, que assumiu recentemente o cargo. Chadwick mostrou-se surpresa com o fato de cerca de 30% dos associados da NBIA estarem fora dos Estados Unidos e convidou os participantes da Missão a contribuírem com a Associação. “Nos forneçam um feedback do que podemos fazer para melhor servir e conectar todos vocês ao redor do mundo”, afirmou.
Expectativa
Na abertura da reunião, a superintendente da Anprotec, Sheila Oliveira Pires, deu boas-vindas aos participantes e enfatizou a importância dos parceiros e também dos apoiadores, como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), para o agendamento de todas as atividades previstas na programação. Além de reiterar a importância dos parceiros, a presidente da Anprotec, Francilene Procópio Garcia, destacou a presença de representantes estaduais do Sebrae e de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs).
Segundo ela, essas instituições proporcionam a capilaridade necessária para fomentar o diálogo sobre o empreendedorismo inovador em diversas regiões brasileiras, além de serem fundamentais na consolidação de resultados e de novos desafios. A presidente também falou sobre a atuação da Anprotec e a apresentação internacional do Cerne – modelo de gestão de incubadoras, criada em parceria com o Sebrae –, que será realizada na manhã de segunda-feira durante a conferência.
“A Anprotec atua sempre na direção dos interesses dos ambientes de inovação e por meio de benchmarking, identificando oportunidades para melhorar. Por isso, nossa participação na Conferência da NBIA neste ano é um momento muito importante, para que possamos avaliar práticas que possam ser adotadas pelo Cerne”, destacou.
A internacionalização do Cerne foi também comentada pelo gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Célio Cabral de Sousa Júnior. “Esse posicionamento é importante, sobretudo em um momento em que estamos com um novo edital do Cerne, que deve levar o modelo de gestão para outros ambientes de inovação e parceiros”, concluiu.
Confira os também os vídeos:
Presidente da Anprotec, Francilene Garcia, fala sobre a participação brasileira na 29ª Conferência da NBIA.
Superintendente-executiva da Associação, Sheila Pires, comenta os principais destaques do evento que faz parte da programação da Missão Técnica 2015.