O Programa de Incubadoras de São José dos Campos, gerido pelo Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi), está com inscrições abertas para candidatos à incubação. O objetivo do Programa é contribuir para a criação, desenvolvimento e aprimoramento de negócios com base tecnológica.
O Programa de Incubadoras apoia a implantação, a operacionalização, o desenvolvimento de produtos e a gerência técnica/administrativa dos projetos incubados que incorporem técnicas avançadas ou demonstrem originalidade na aplicação de tecnologias. Os empreendimentos e ou ideias acolhidas pelo Programa devem estar fortemente ligados à pesquisa e à comunidade acadêmica, atender à demanda crítica da indústria local, ou empregar intensamente talentos na prestação de serviços de alta qualificação.
Integram o Programa as quatro incubadoras de São José dos Campos: Incubadora de Empresas da Fundação Valeparaibana de Ensino, localizada no campus da Universidade do Vale do Paraíba (Univap); Incubadora de Empresas da Petrobras, localizada na Refinaria Henrique Lages (Revap); Incubadora de Base Tecnológica Aeronáutica (Incubaero), localizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e ligada ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Incubadora de Negócios de São José dos Campos, localizada e gerida pelo CECOMPI.
Benefícios aos incubados
Por meio do Programa, as incubadoras oferecem: – Cursos, palestras e ambiente propício à oportunidade de negócios, crédito, acesso ao mercado, legislação, inovação tecnológica, pesquisa e publicação técnica; – Cursos, palestras e ambiente propício para a formação de empresa, cuja gestão empresarial e tecnológica possua níveis de desempenho que possibilite competitividade e sustentabilidade; – Ambiente à identificação de novas oportunidades de negócios frente às necessidades do mercado e de sustentabilidade. Os incubados terão ainda à disposição: – Infraestrutura de apoio, pelo prazo de até 2 (dois) anos. Durante esse período será analisado o desempenho do projeto/plano de negócio/empresa; – Apoio à criação e consolidação de empreendimentos disponibilizando informações sobre as novas oportunidades da região; – Ambiente que propicie condições favoráveis para um desenvolvimento empresarial acelerado e sustentável; – Facilitação no acesso às oportunidades de relacionamento com recursos humanos empreendedores e disponíveis no mercado, principalmente os das instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento; – Rede de relacionamento.
Áreas preferenciais
Os candidatos deverão apresentar seus empreendimentos preferencialmente ligados às áreas de eletrônica embarcada, saúde, tecnologia da informação e comunicação, serviços, tecnologias mecânicas, petróleo e gás e novos materiais.
Processo seletivo
O processo seletivo será composto pelas etapas de pré-seleção, seleção e resultado.
Confira as datas já definidas e publicadas no edital:
-Workshop Modelo de Negócios / CANVAS: 5 de Maio
– Entrega do Modelo de Negócios e proposta preliminar: até às 17h do dia 10 de Maio
– Divulgação do resultado da pré-seleção (no site do CECOMPI): 15 de Maio
-Workshop Plano de Negócios para aprovados na pré-seleção: 20 e 21 de Maio
– Entrega do Plano de Negócios: até às 17h do dia 29 de Maio
– Entrevistas: 10 de Junho
– Publicação do resultado da seleção (no site do CECOMPI): 12 de Junho
Saiba mais sobre o Programa de Incubadoras através do telefone (12) 3876-7741. Para ler o edital completo, acesse o site www.cecompi.org.br, seção editais.
* Com informações do Cecompi
* Foto: Shutterstock