A bacharel em Direito Emilia Maria Silva Ribeiro Curi tomou posse, nesta terça-feira (07/04), como a nova secretária executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ela substitui Alvaro Prata, que estava no cargo desde agosto de 2014. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, na semana passada. Até então, ela ocupava o cargo de chefe de gabinete da Presidência do Senado Federal.
Emilia é servidora de carreira do MCTI e possui 30 anos de experiência no serviço público federal, além de amplo conhecimento em legislação do setor público e gestão pública.
Por um período de oito anos, dedicou-se à regulação de serviços e mercados de telecomunicações e radiodifusão. Na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi vice-presidente do Conselho Consultivo, 2005 a 2008. No período de 2008 a 2012, foi diretora conselheira da agência reguladora.
Emilia participou diretamente da organização e regulamentação da legislação educacional brasileira e da gestão orçamentária de recursos destinados aos programas estratégicos nacionais.
*Com informações da Agência Gestão CT&I
*Foto: Marcello Casal Jr./ABr
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, elegeu Emilia Maria Silva Ribeiro Curi como a nova secretária-executiva, em substituição a Alvaro Prata. A nomeação foi publicada no dia primeiro de abril no Diário Oficial da União (DOU).
A nova titular da Secretaria tem formação jurídica e é servidora de carreira do próprio ministério. Há três décadas no funcionalismo público, a dirigente tem experiência em trabalhos ligados a telecomunicações e radiodifusão. Neste segmento, Emilia Maria passou pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre setembro de 2008 e novembro de 2012, foi diretora conselheira da entidade, e de fevereiro de 2005 a fevereiro de 2008, exerceu o posto de vice-presidente do Conselho Consultivo.
No MCTI, Emilia procurou uma relação mais próxima com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para recompor o orçamento da pasta e a aceleração das medidas que compõem o novo marco legal do setor de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
*Com informações da Agência Gestão CT&I
*Foto: Marcello Casal Jr./ABr