A delegação brasileira que participará da Missão Técnica 2015 seguirá nesta semana para os Estados Unidos. Composta por 24 pessoas, a comitiva visitará cerca de 10 ambientes, dentre empresas de tecnologia, centros de inovação, aceleradoras e incubadoras. A iniciativa é promovida pela Anprotec, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).
De acordo com a presidente da Anprotec, Francilene Procópio Garcia, o objetivo desta Missão Técnica é proporcionar a todos os integrantes, sejam eles gestores de ambientes de inovação, empreendedores ou agentes públicos, o contato com exemplos de êxito no ecossistema de inovação norte-americano, em especial aqueles localizados no Vale do Silício. “Ao mostrar o trabalho de incubadoras, aceleradoras e instituições de ciência e tecnologia na promoção do empreendedorismo inovador e do desenvolvimento sustentável do país, pretendemos proporcionar aos participantes desta Missão a possiblidade de replicarem boas práticas nas organizações e regiões em que atuam, adaptando-as à realidade local”, ressalta.
A programação se estenderá entre os dias 26 de abril e 1º de maio. A primeira parada será em Denver, cidade onde será realizada a 29ª Conferência da National Business Incubation Association (NBIA), de 26 a 29 de abril. Com mais de 2,2 mil associados de 60 países, a NBIA pretende mostrar as novidades em programas de incubação para os gestores desses ambientes de todo o mundo, a fim de que eles compreendam melhor as necessidades e desejos dos empreendedores. A passagem por Denver inclui, ainda, a visita a centros de pesquisa e tecnologia, como o Fitzsimons Life Science District e o National Renewable Energy Laboratory, a incubadora Innovation Pavilion e a aceleradora Galvanize. No evento, a Anprotec apresentará os resultados do Cerne pela primeira vez em âmbito internacional (saiba mais aqui).
Em São Francisco, cidade conhecida pela concentração de empresas de tecnologia e pela proximidade com a região do “Vale do Silício”, estão previstas visitas ao Facebook, a incubadoras, como Foundry e Stanford Research International, e a aceleradoras, como RocketSpace, SkyDeck, Plug and Play e US Market Access Center. A cidade possui cerca de 800 mil habitantes que chegam a mais de 4 milhões na região metropolitana. Somada a região metropolitana de São José, onde está localizado o Vale do Silício, esse número chega a 7,2 milhões.
Para acessar a programação atualizada da Missão, clique aqui. A seguir, confira a lista de instituições que participarão da Missão Técnica 2015: