A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na sexta-feira (17) o resumo das inscrições do novo Programa Estágio Pós-Doutoral PCTI 2014 – Parques Tecnológicos. No total, foram recebidos 36 projetos de bolsistas para estágio no nível de pós-doutorado no exterior, voltado para a inovação tecnológica na área de gestão e desenvolvimento de ambientes de inovação instalados no país. O edital é fruto de um esforço conjunto entre a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Anprotec, em benefício dos ambientes de inovação brasileiros.
Dos 36 projetos recebidos, a principal área de formação dos candidatos é a de engenharia de produção, seguida por ciência da computação. Os candidatos que se inscreveram atuam majoritariamente na Região Sul do país (61% dos candidatos), seguido pelo Sudeste (22%) e Nordeste (11%). Com relação ao país de destino, a principal escolha foi a Espanha (45% das candidaturas), seguida pelos Estados Unidos (22%).
O programa irá contemplar as áreas e temas que compõem o programa Ciência sem Fronteiras, cobrindo os temas de pesquisa/estágio presentes neste edital e cabendo à Capes definir a pertinência das candidaturas às diversas áreas e temas, conforme o mérito e perfil dos candidatos. A avaliação dos projetos acontecerá na primeira quinzena de maio e as atividades no exterior têm início previsto a partir de setembro de 2015.
Benefícios
A Capes concederá bolsa, no valor de US$ 2.100,00 (dois mil e cem dólares) mensais para os bolsistas que forem estagiar nos Estados Unidos; e de € 2.100,00 (dois mil e cem euros) mensais para os bolsistas que forem estagiar na Europa. A bolsa terá duração de seis meses, renovável por igual período em função do desempenho do bolsista, avaliado por relatório que deverá ser enviado à Capes, ao final do quinto mês de bolsa. Serão também concedidos os seguintes benefícios: auxílio-seguro saúde; auxílio instalação e auxílio deslocamento.
*Com texto da CCS/Capes
*Foto: Shutterstock