Em 2015, o Brasil terá novamente uma presença unificada no South by Southwest, o mais inovador evento de economia criativa do mundo. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai levar 58 empresas brasileiras – entre startups, empresas de economia criativa e investidores – para Austin, no Texas, e organizar a Casa Brasil, local de network e divulgação de diversos setores brasileiros. A Agência ampliou a presença no evento, que gerou US$ 5 milhões em negócios em 2014. A expectativa neste ano é de geração de US$ 7 milhões em negócios. As startups brasileiras buscarão investimentos na ordem de US$ 25 milhões. A participação do Brasil no festival se dará entre os dias 14 e 18 de março.
A cidade de Austin, no Texas, é palco do SXSW, festival de música organizado há 27 anos que cresceu, incorporou o cinema e internet, e se tornou uma referência global no que se convencionou chamar de convergence: o ponto de encontro de novas tecnologias, filmes, música, games, mídias sociais etc.
Países como Alemanha, Canadá, México e Inglaterra contam com participações robustas no SXSW, assim como empresas de diversos setores, como Google, Microsoft, Sony etc. O Twitter foi lançado durante o evento, em 2007. Neste ano, o festival ocorrerá entre os dias 13 e 21 de março (http://sxsw.com/).
A Apex-Brasil tem ampliado e reforçado a atuação nos Estados Unidos e o SXSW é parte deste esforço. Em 2014, a Agência levou 28 empresas a Austin, entre startups e empresas já consolidadas de diversos setores da economia criativa. A Casa Brasil contou com apresentações musicais, palestras, filmes e games.
A programação da Apex-Brasil no SXSW se desdobra em cinco frentes, que ocorrem concomitantemente entre os dias 14 e 18 de março:
Trade Show + Platinum Connection: a Apex-Brasil será a responsável pelo estande do Brasil dentro da feira de negócios do evento (trade show). Nesse estande, além de comunicar toda a presença do Brasil no SXSW, haverá um espaço para reuniões com potenciais parceiros, clientes e compradores, agendadas pelo SXSW conforme o perfil da empresa brasileira. A Apex-Brasil selecionou 20 empresas para o Platinum Connection – que terão reuniões agendadas pela própria organização do SXSW, que fará o matchmaking com potenciais compradores. Além disso, cinco empresas vão expor seus produtos no trade show, com pequenos estantes dentro do espaço brasileiro. O estande funcionará de 15 a 18 de março. As empresas são dos setores de publicidade, design, moda, games, tecnologia da informação e produtoras de audiovisual.
Estimativa: US$ 7 milhões
Silver Connection: Além das 19 empresas do Trade Show, 8 empresas foram selecionadas para participar do que a Apex-Brasil batizou de Silver Connection, por meio do qual elas próprias farão o matchmaking com apoio de uma ferramenta eletrônica disponibilizada pelo festival, com lista de contato e perfil de empresas e investidores presentes no evento. As empresas são dos setores de publicidade, design, moda, games, tecnologia da informação e produtoras de audiovisual.
Startup Village: o SXSW tem um espaço chamado Startup Village, onde empresas nascentes do mundo inteiro podem se conectar a investidores internacionais. No dia 14 de março, a agenda brasileira será dedicada às 11 startups selecionadas pela Apex-Brasil. Neste dia, as empresas terão a oportunidade participar de sessões de até 30 minutos com no mínimo três potenciais investidores e parceiros de negócios (selecionados pela organização do festival). Além disso, serão organizados dois painéis – sendo um para startups, com foco na apresentação do ambiente brasileiro a empresas estrangeiras, e outro para investidores, na linha “Por que investir no Brasil”.
Busca por investimentos: US$ 25 milhões.
Casa Brasil: o SXSW não se limita ao espaço formal de negócios e palestras, separado pela organização. Toda a cidade de Austin “se veste” do evento e grandes empresas e alguns países alugam casas para fazer ações de branding e negócios para milhares de pessoas que caminham pela cidade em busca de novidades, lançamentos, música e cinema. A Casa Brasil estará localizada em ponto nobre e muito movimentado, em frente a uma das entradas do pavilhão do evento. Será um espaço para mostrar o conteúdo brasileiro de economia criativa: palestras, workshops, apresentação de filmes e produções audiovisuais, exposição de games brasileiros, ativação e exposição de produtos brasileiros e espaços para networking. Este espaço é prioritário para a Apex-Brasil, por se tratar de espaço-chave para promoção de imagem inovadora do Brasil, e ficará aberto de 14 a 17 de março. Nestes dias, haverá um evento fechado para investidores e compradores internacionais com os seguintes temas: tecnologia e novas mídias; criatividade, publicidade e propaganda; cinema e TV; e música. Empresas de games, de calçados e startups vão expor produtos na casa.
Endereço da Casa Brasil: 102 Trinity Street, Austin, TX
Investimento: O SXSW, nos últimos anos, vem se consolidando também como um ambiente propício para encontros de investimento. Nessa linha, a Apex-Brasil também vai levar dez fundos de investimentos brasileiros – venture capital, corporate venture e investidores anjos – com o objetivo de cumprir uma agenda previamente programada em parceria com a Brazil Innovators, consultoria brasileira baseada nos EUA. A intenção é promover um maior conhecimento sobre como funciona o capital empreendedor norte-americano e o contato com investidores internacionais para realização de parcerias estratégicas, co-investimentos em empresas brasileiras e captação de recursos para esses fundos.
*Com informações da Apex-Brasil