Dando continuidade ao trabalho de promoção internacional do World Congress on Information Technology (WCIT), que será realizado no Brasil em 2016, uma missão institucional integrada por executivos da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Softex visitou Taiwan, Índia e Emirados Árabes entre os dias 3 e 16 de fevereiro. Um acordo firmado entre as entidades prevê uma série de ações relacionadas ao planejamento, gestão, organização e divulgação do evento tanto no Brasil como no exterior.
Compõem a missão Gustavo Brum e Robert Janssen, respectivamente diretor-adjunto de marketing e eventos e vice-presidente de Relações Internacionais da Assespro Nacional; Flávia Egypto, gestora de projetos e Cesar Yu, gerente do Centro de Negócios da Apex-Brasil em Pequim; e Ruben Delgado, presidente da Softex.
Criado pela WITSA – World Information Technology and Services Alliance, organização internacional que representa 90% do mercado mundial de TIC, o WCIT acontece a cada dois anos e reúne mais de dois mil participantes de 90 países entre líderes empresariais, autoridades de governo, acadêmicos, usuários e mídia internacional. Além de uma agenda voltada à discussão das perspectivas e do futuro da indústria global de TI sob o ponto de vista econômico e social, a edição 2016 do WCTI estará também focada na geração de negócios e na promoção da imagem do Brasil no exterior.
Em 2012 a Assespro Nacional, com o apoio do Governo do Distrito Federal, conquistou a candidatura da cidade de Brasília como sede do WCIT 2016. O evento será realizado no mês de outubro e terá como tema central “Explorando a Promessa da Era Digital”.
“Receber um evento global do porte do WCIT exige a realização de uma série de iniciativas. Uma das mais importantes é a promoção internacional. A proposta desta missão é divulgar o evento, captar patrocinadores, incentivar a participação de delegações internacionais e identificar o interesse desses países em estreitar as suas relações comerciais no setor de TI. Também vamos interagir com líderes globais que possam contribuir para a promoção do encontro e identificar temas que possam integrar a agenda. As três entidades envolvidas nesse projeto estão atuando em conjunto em prol do setor e na construção de uma programação diferenciada para o evento”, explica o presidente da Assespro Nacional, Jeovani Salomão.
Sobre a missão
A missão promocional terá início em Taiwan, país que receberá o WCIT em 2017, quando o evento se tornará anual. Na etapa seguinte, na Índia, a delegação participará do Nasscom India Leadership Forum, buscando mobilizar a presença das principais delegações internacionais no WCIT 2016. Na oportunidade, serão formulados convites a palestrantes e contatadas grandes empresas e entidades indianas com potencial para patrocinar o evento no Brasil. O último compromisso será nos Emirados Árabes Unidos, país que nos últimos anos tem buscado estreitar a sua relação com o Brasil no setor de TICs.
“Apresentaremos aos Emirados Árabes, que receberão a exposição mundial Expo 2020, uma proposta de valor para participação e patrocínio do WCIT no Brasil. Entendemos que esse encontro é uma excepcional plataforma de divulgação e de acesso para todo o mercado latino-americano”, destaca Gustavo Brum, diretor-adjunto de marketing e eventos da Assespro Nacional.
Segundo o presidente da Softex, Ruben Delgado, a realização do WCIT no Brasil transformará o país em uma vitrine para o mercado internacional de tecnologia. “Somos o quarto maior mercado de TICs e o sétimo de TI do mundo. É a primeira vez que o evento será realizado na América do Sul e, por isso mesmo, e também pelo peso do Brasil no continente, vemos o WCIT como uma oportunidade única para a atração de negócios e geração de investimentos”, ressalta.
“A Apex-Brasil também confia na possibilidade de exploração do evento como plataforma de inserção internacional do setor de TI. O gerente de Economia Criativa e Tecnologia, Igor Brandão, afirma que “historicamente, o WCIT tem proporcionado debates de alto nível e oportunidades de negócios relevantes para as empresas do setor. É fundamental, portanto, que o Brasil reafirme o seu papel de protagonista na região e no cenário global, aproveitando a realização do Congresso no país”, afirma Igor Queiroz Brandão, gerente de Economia Criativa, Serviços, Tecnologia, Saúde, Moda, Casa e Construção Civil.
Para este ano, dentro dos objetivos de divulgação e promoção internacional do WCIT 2016 no Brasil, estão previstas a realização de missões semelhantes para países da América Latina, para os Estados Unidos e para o Canadá.
Fonte: Apex-Brasil
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