O Instituto Gênesis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) fechou parceria com a Apex-Brasil – agência do governo brasileiro vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – para lançar o primeiro núcleo do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) no Rio de Janeiro. O programa atua nas empresas participantes, gratuitamente, promovendo melhorias em seus produtos, seus processos e sua gestão, elevando o nível de competitividade e preparando-as para entrar no mercado exterior. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3527-1419.
O objetivo do PEIEX é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas brasileiras, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. O projeto faz parte da política industrial do Governo Federal, por meio do Plano Brasil Maior, idealizado no intuito de aumentar a competitividade da indústria nacional a partir do incentivo à inovação tecnológica e à agregação de valor.
A partir de uma análise técnica, o PEIEX oferece um diagnóstico gratuito às empresas, identificando ameaças e oportunidades para, posteriormente, apresentar soluções, que podem ser aceitas ou não pelos empreendedores. Ao mesmo tempo, o projeto sinaliza aos agentes econômicos o esforço de médio e longo prazos que se deve empreender no sentido de operar mudanças no padrão de competitividade da região atendida, fundamentado no trabalho de gestão.
Sob a coordenação de José Aranha, diretor do Instituto Gênesis, e Luiz Felipe O’Reilly, relações internacionais da incubadora, a equipe do projeto é formada por técnicos extensionistas, que fazem parte do MBA, mestrado ou doutorado da PUC-Rio. A contratação exige qualificação e experiência no mercado. Os técnicos estão aptos a oferecer apoio nas áreas de Administração Estratégica, Capital Humano, Finanças e Custos, Vendas e Marketing, Produto, Manufatura e Comércio Exterior.
Para participar do projeto, o empreendimento precisa possuir somente um pré-requisito: ter potencial de exportação. “Não há restrições de setor. A ideia é que a empresa chegue à gente quando se sentir pronta para atingir público no exterior”, explica Luiz Felipe O’Reilly. Estima-se que cerca de 140 empresas sejam atendidas em um ano.
A Apex-Brasil pauta seus projetos, bem como suas ações e atividades, na construção da imagem do Brasil como um fornecedor habilitado a atender os mercados mais exigentes. A base do trabalho da Apex-Brasil é a parceria com o setor privado, buscando ampliar o número de empresas exportadoras, abrir novos mercados para os produtos nacionais e reforçar a presença brasileira em mercados tradicionais.
Inscrições e informações: [email protected] / Tel: 3527-1419.
* Com informações da PUC-Rio