Os resultados do credenciamento de 10 novas instituições à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), oficializado em outubro do ano passado, já começam a aparecer. A Fundação Certi, de Florianópolis, credenciada para o desenvolvimento de sistemas inteligentes para equipamentos eletrônicos de consumo e eletromédicos, acaba de fechar dois contratos como unidade Embrapii.
Um dos projetos consiste na pesquisa e desenvolvimento da nova plataforma de equipamentos do segmento de neonatologia da Fanem, multinacional brasileira pioneira na fabricação de equipamentos médicos e de laboratório. Com a Gnatus, uma das maiores fabricantes de equipamentos odontológicos do mundo, a Certi trabalha na pesquisa e desenvolvimento de um sistema inteligente para a comercialização de produtos da empresa.
A Embrapii foi criada em 2013 pelo governo federal com o objetivo de fortalecer a capacidade de inovação e a competitividade da indústria brasileira. Inspirada na Sociedade Fraunhofer, da Alemanha, a organização atua por meio de cooperação com as unidades credenciadas – cada uma com uma competência específica –, de forma a compartilhar os riscos dos projetos com as empresas.
*Com informações e foto da Fundação Certi.