Cinco edições, quase 300 startups inovadoras criadas, mais de 1,2 mil empregos diretos gerados e 94 patentes depositadas. Os números do Programa FAPESC Sinapse da Inovação, que desde 2008 dá suporte para que ideias inovadoras se tornem negócios bem sucedidos em Santa Catarina, atestam o sucesso da iniciativa ao longo dos sete anos de sua existência. No início de dezembro, o programa lançou um livro que reúne sua história e estatísticas mais relevantes.
A publicação é dividida em cinco capítulos e explora recursos visuais como infográficos e quadros para apresentar os dados relativos às operações e aos impactos econômicos, sociais e tecnológicos do programa. Um capítulo inteiro é dedicado às empresas e produtos gerados, com 24 cases destacados na forma de perfis.
O lançamento ocorreu oficialmente durante a reunião plenária do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), em Florianópolis, com a presença de autoridades da C&T&I do governo federal, do governador do Estado e do presidente do Confap e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni. Uma versão digital do livro está disponível para download no portal Sinapse da Inovação.
O Sinapse é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com apoio de parceiros como o Sebrae/SC e com execução por equipe do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação Certi e instituições parceiras em todo o Estado. Desde 2008, foram realizadas uma Operação Piloto na Grande Florianópolis e quatro em nível estadual. Em 2015 será lançado o edital da Operação-SC-V do programa.
* Com informações da Fundação Certi