Na quinta-feira (11), foi realizada a cerimônia de premiação da 1ª Edição do Prêmio Nudese de Inovação Social, no Mini Auditório do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev). Na ocasião, foram anunciados os três projetos vencedores: “Comunidade Humanizada: resgatando valores”, da Escola Municipal Dr. José Teotônio Pacheco, em primeiro lugar; “Papo Cabeça”, da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), em segundo lugar; e “Salvem Crianças”, da Escola Estadual Alice Loureiro, em terceiro lugar.
Durante a cerimônia, os finalistas apresentaram seus projetos, que foram avaliados de acordo com a clareza e objetividade da proposta, impactos sociais, originalidade da ideia e grau de inovação, viabilidade de execução, parcerias e arranjos cooperativos. Além da isenção de taxa de inscrição para cada equipe em todos os cursos oferecidos pelo CenTev no ano de 2015, cada integrante dos grupos recebeu um tablet, enquanto o professor orientador ganhou um notebook.
Conheça os projetos vencedores
O projeto “Papo Cabeça”, da Escola Estadual Dr. Raimundo Torres (ESEDRAT), coordenado pelo professor Bartomélio da Silva Martins e pelos alunos Victor Lucas Rigueira, Paloma Vieira Brás e Larissa Ap. P. Rodrigues, foi o primeiro a ser apresentado. O projeto foi criado em abril de 2014 com o objetivo de promover debates democráticos, dar ênfase a temas socioculturais, promover respeito às demais opiniões e a inclusão social, orientar sobre temas de interesse e resgatar jovens para a sociedade. Para isso, o “Papo Cabeça” realiza, todas às quartas-feiras, reuniões para debater ideias sobre as mais diferentes temáticas, tendo como público-alvo, adolescentes, estudantes, portadores de necessidades especiais e pessoas em situação de risco.
Coordenado pela professora Maria Ângela Salgado, com apoio dos alunos Âgna Silva, Flávia Calazans e Laís da Silva, da Escola Municipal Dr. José Teotônio Pacheco, o segundo projeto apresentado foi “Comunidade Humanizada: resgatando valores”. O projeto visa à execução de atividades que proporcionem o crescimento da comunidade, buscando resgatar o maior número possível de jovens dos vícios de drogas. Por meio da realização de oficinas e atividade recreativas, o projeto busca valorizar o tempo de crianças, jovens e idosos da comunidade; conscientizar a população sobre seu papel no mundo; baixar o índice de usuários de drogas, crimes e violência no bairro; incentivar a participação coletiva da comunidade; configurar uma comunidade humanizada, tornando-se ativa, confiante e mais feliz.
O último projeto apresentado foi o “Salvem Crianças”, da Escola Estadual Alice Loureiro, coordenado pela professora Micheli Valente dos Santos e seus alunos Carlos Eduardo de Paulo e Rafaela Diovania B. Gomes. A proposta do projeto é desenvolver os valores através de ações sociais que integram esporte, arte, cultura e educação, buscando atender as necessidades de crianças e jovens em situação de risco e de vulnerabilidade, garantindo a promoção dos direitos da criança e do adolescente. O principal objetivo do “Salvem Crianças” é proporcionar atividades recreativas como séries artísticas, circuito de apreciação de espetáculos de diferentes gêneros e estilos musicais, como: teatro, dança, oficina de grafite, oficina de manicure, oficina de malabarismo, entre outros.
Segundo o professor orientador do “Papo Cabeça”, Bartomélio da Silva, “todo projeto que busca envolver alunos e professores é muito gratificante. Eu agradeço muito o CenTev, através do Nudese, por ter dado essa oportunidade dos alunos participarem do evento. Os estudantes do ensino médio muitas vezes não tem a oportunidade de apresentarem um projeto, e isso faz parte da formação deles e a experiência de vida que eles puderam ter por meio desse projeto. A acredito que isso irá ser um diferencial muito grande na vida deles”.
Sobre a premiação
O Prêmio Nudese de Inovação Social é uma iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (Nudese), em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Viçosa (MG), e tem como objetivo estimular os estudantes do ensino médio da rede pública a gerarem ideias de projetos sociais inovadores, que: auxiliem no combate aos problemas do município; interajam com a comunidade; identifiquem prioridades de apoio; bem como, novas formas de atuação do poder público e da sociedade organizada.
O Nudese é uma das unidades do CenTev que visa realizar atividades de âmbito social que objetivam gerar impactos positivos em parceria com os departamentos UFV e com o próprio CenTev, fazendo com que a população participe ativamente deste movimento em prol do empreendedorismo inovador de base tecnológica.
* Com foto e informações da incubadora do CenTev