Nesta quinta-feira, o programa Start-Up Brasil apresentou os resultados da primeira turma do processo de aceleração durante o Demo Day – evento realizado na Praça das Artes, em São Paulo, que marcou o final desta fase.
“Esse é um momento muito importante porque marca o final do processo de aceleração da Turma 1 e demostra a evolução bastante relevante das empresas durante o programa”, explica Matos. “Além disso, é um evento que conecta as startups a parceiros e investidores que podem ajudá-las em um próximo nível de desenvolvimento”.
O encontro reuniu mais de 250 convidados, entre startups apoiadas pelo programa federal, investidores e parceiros. Na programação, 15 startups com maior grau de desenvolvimento fizeram apresentações para investidores, e outras 30 startups do programa estiveram num espaço de exposição voltado para investidores, empresas e parceiros.
Lançado em novembro de 2012, o Start-Up Brasil traz, ao final deste primeiro ciclo de aceleração, resultados importantes para o ecossistema empreendedor: o investimento externo captado superou o público e as startups aumentaram o faturamento e o número de colaboradores. Algumas delas, inclusive, já atuam internacionalmente.
A Turma 1 do Start-Up Brasil recebeu 908 propostas, 74% nacionais e 26% internacionais. Das 56 startups selecionadas, 45 foram efetivamente apoiadas (38 nacionais e 7 internacionais), recebendo a bolsa para pesquisa, desenvolvimento e contratação, além do investimento e mentoria das aceleradoras. Confira alguns resultados do programa:
Investimento
O valor captado no mercado durante a aceleração do programa superou o valor público investido.
De janeiro a agosto de 2014:
Os setores mais representados na turma 1 foram: Educação (com 11 startups), Varejo (com 6), Logística e Transporte, TI e Telecom, Eventos e Turismo e Finanças (3 startups cada).
Continuidade
Lançado em novembro de 2012, o Start-Up Brasil funciona por edições, com duração de um ano, e realiza duas chamadas públicas, uma para qualificar e habilitar aceleradoras e outra para a seleção de projetos startups, com duas rodadas semestrais.
O programa Start-Up Brasil funciona por edições, com duração de um ano, e realiza duas chamadas públicas, uma para qualificar e habilitar aceleradoras e outra para a seleção de projetos startups, com duas rodadas semestrais.
Em dois anos de execução, 2.223 empresas se inscreveram nas três primeiras edições. Nas turmas 1, 2 e 3 foram apoiadas 140 startups do Brasil e mais 11 países e as inscrições para a turma 4 terminaram em outubro.
O ciclo da turma 1 termina agora no Demo Day do Start-Up Brasil, mas o contato e o auxílio continuam: as 45 startups serão acompanhadas ao longo de toda a sua jornada. O trabalho aumenta e elas passam a viver um novo momento de crescimento e evolução.
“As startups da Turma 1 poderão se beneficiar da expertise e dos diversos programas executados pela Softex. Nesse novo estágio, iniciativas de apoio à inovação, por exemplo, podem contribuir de forma decisiva para a consolidação dessa nova empresa em um mercado cada vez mais competitivo. Por meio da parceria que temos com a Apex-Brasil, essas novas companhias poderão utilizar os diversos escritórios mantidos pela Agência e pela Softex no mundo. Outro aspecto da maior relevância é a possibilidade de acesso a recursos de importantes investidores públicos, como BNDES e Finep, que podem auxiliar a alavancar em definitivo o negócio dessas novas empresas não apenas no Brasil, mas também no exterior”, explica Diônes Lima, gerente de Inovação e Empreendedorismo da Softex.
Demo Day Internacional
No dia 9 de dezembro, 14 startups das turmas 1 e 2 irão a São Francisco (Estados Unidos) para se apresentarem a investidores internacionais e mostrar o que o Brasil tem de inovador. O encontro internacional conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Mais informações sobre o programa: www.startupbrasil.org.br, pelo Facebook e pelo Twitter @startup_br.
* Com informações do MCTI