A partir de janeiro, a incubadora MIDI Tecnológico abrigará oito novas empresas: Horus Aeronaves, Vaees Sistemas, Plot! Studios, PenSys, Gn Tech, Youper, Innovasens e Applique. A incubadora, gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, anunciou também a escolha de dois projetos para pré-incubação, o Plyom e o Mobilook. As futuras incubadas pretendem desenvolver soluções para diversos segmentos, entre eles agricultura, educação, moda, indústria e sustentabilidade. As empresas selecionadas iniciarão o processo de incubação em janeiro de 2015, já na nova sede da associação, o Centro de Inovação ACATE, no Primavera Garden, em Florianópolis.
O processo seletivo, aberto em setembro deste ano, recebeu um volume recorde de interessados (70) e de projetos inscritos (42 no total), o que representa um crescimento de 82% no número de inscrições, em comparação ao ano anterior. De acordo com a coordenadora técnica da incubadora, Kamila Bittarello, a avaliação foi composta por três etapas, desenvolvidas no período de 30 dias. “Além da equipe do MIDI, contamos com o apoio de 14 avaliadores, nas etapas de análise, entrevistas e banca final. Entre os aspectos levados em consideração durante o processo, é possível destacar o grau de inovação e os diferencias do produto, grau de conhecimento sobre o mercado de atuação e a qualidade e consistência do modelo de negócios proposto”, explica.
Na incubação, as empresas nascentes contarão com uma série de benefícios voltados ao desenvolvimento e consolidação dos negócios, tais como serviços de consultoria especializada, aproximação com fontes de financiamento e redes de relacionamento, programas de gestão e aperfeiçoamento empresarial, além de capacitações, associação à ACATE e participação nas Verticais de Negócios. As empresas selecionadas para a pré-incubação – fase que o projeto ainda está sendo estruturado – poderão utilizar um espaço de coworking próprio da incubadora e receberão apoio para validação da ideia, constituição da empresa, definição do modelo de negócio, análise da viabilidade técnica e econômica e do perfil dos empreendedores.
Confira mais informações sobre as novas incubadas aqui.
*Com informações do MIDI Tenológico