A Endeavor Brasil lançou nesta segunda-feira, 24, o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). O estudo traz uma verdadeira radiografia sobre o potencial do ambiente empreendedor de 14 capitais brasileiras. O objetivo do estudo é “aprimorar o debate sobre o fomento ao empreendedorismo no Brasil”, afirma Juliano Seabra, diretor geral da Endeavor. O ICE é baseado em metodologias internacionais e analisou mais de 50 indicadores, divididos em sete pilares: ambiente regulatório, acesso a capital, mercado, inovação, infraestrutura, capital humano e cultura empreendedora.
A capital do empreendedorismo
Quem lidera o ICE 2014 é Florianópolis (SC). O segredo está no planejamento da capital catarinense. Há 30 anos, a cidade possuía poucas empresas e o estudo mostra que os investimentos em educação e inovação, que começaram com a criação da Universidade Federal de Santa Catarina, trouxeram resultados concretos no longo prazo, partindo da premissa de que instituições de ensino e empresas devem atuar em sinergia. O desafio de Florianópolis é oposto ao da segunda colocada, São Paulo: garantir para as empresas locais um grande mercado consumidor.
O centro econômico do país
A força e o dinamismo da economia da cidade de São Paulo garantem a ela a segunda posição no índice final. A cidade com mais primeiros lugares lidera nos determinantes de mercado, acesso a capital e inovação. Dinheiro não falta na capital paulista: São Paulo têm o 10º maior PIB do mundo, lá estão 60% dos investimentos em capital de risco país e o Estado é o que mais gasta em inovação, 4,5% do orçamento anual. Por outro lado, garantir educação de alto nível para a população, custos mais acessíveis e boa qualidade de vida são alguns exemplos das áreas críticas da cidade.
A força e o dinamismo da economia da cidade de São Paulo garantem a ela a segunda posição no índice final. Veja mais informações sobre o ICE 2014 e o estudo detalhado aqui.