O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) foi o único parque tecnológico das Américas a ser premiado no 1º IASP Inspiring Solutions, programa que busca identificar e compartilhar boas ideias e soluções implementadas pelos membros da IASP, como forma de reconhecer a excelência e dar visibilidade às iniciativas de sucesso dentro do ambiente de parques tecnológicos e outras áreas de inovação. A premiação foi recebida pela Gerente de Relações Internacionais do tecnoPARQ Flávia Cordeiro, durante a 31ª Conferência Mundial da IASP, realizada em Doha, no Catar, entre os dias 19 e 22 de outubro, cujo tema deste ano foi “Science Parks; Where Technology GoestoWork”.
Para obter a premiação, a solução apresentada pelo tecnoPARQ teve que atender a quatro requisitos: ser inovadora, gerar impacto, ser replicável e possuir resultados comprovados. A solução premiada foi o “Sistema Informatizado de Seleção de Empresas do tecnoPARQ”, que consiste no processo informatizado de seleção de empresas por meio da utilização de uma plataforma web para cadastro e avaliação das propostas de instalação de empresas no ambiente do parque.
As empresas interessadas em se instalar no tecnoPARQ devem se cadastrar no sistema informatizado de seleção e preencher a proposta eletrônica disponível no portal do parque. Após a submissão da proposta e cumprimento dos requisitos previstos no Edital de Seleção, a proposta é submetida à avaliação técnica e financeira por avaliadores ad hoc. Depois disso, as propostas são avaliadas pela Comissão de Avaliação do tecnoPARQ. Todo esse processo é feito de forma automatizada e segura pelo sistema, permitindo o acompanhamento de todo o processo por parte da empresa.
Também receberam premiação os projetos: TusPark, da China, pela expansão do conceito de incubação de empresas para algo mais abrangente e complexo; Johanneberg Science Park, da Suécia, pela aplicação do conceito de Living Lab em um Parque Tecnológico, expandindo a missão tradicional por meio do domínio da habitação e da construção; Technologie Parque Herzogenrath, da Alemanha, por sua iniciativa de formação para ajudar os gestores a projetarem novos motores de crescimento em seus parques; e Innovation Hub, da África do Sul, pela aplicação do conceito de Open Innovation dentro de um Parque Tecnológico.
* Com informações do tecnoPARQ