A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) lançou, na última quarta-feira (01), sua segunda chamada pública, voltada à criação de Polos Embrapii em institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O certame é destinado a estimular a formação de profissionais para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na indústria brasileira. Ao todo, serão atendidos 38 institutos federais nos estados e no Distrito Federal. A meta é selecionar até cinco Polos Embrapii IF.
Cada polo selecionado receberá até R$ 3 milhões e terá até três anos para a execução do projeto, em parceria com empresas do setor industrial, na área de competência definida. As atividades incluem a prospecção de mercado e de tecnologia.
O instituto federal interessado terá de apontar uma área de competência em que pretende desenvolver projetos de PD&I com o setor empresarial. Será exigido, também, um plano de ação para atender às empresas e um programa para a formação de recursos humanos de longo prazo. Os Polos Embrapii serão constituídos como centros de excelência em inovação nos institutos federais. A expectativa é que possam fazer atividades de PD&I em parceria com a indústria, que resultem em produtos e processos inovadores para melhorar a competitividade do setor. Além disso, há o foco na formação profissional, desde o ensino médio até a pós-graduação, sendo que este componente deve estar diretamente ligado às atividades de PD&I.
Para mais informações, acesse o edital
Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações da CNI e da Embrapii