A equipe da Fundação CERTI, instituição de tecnologia e inovação de Florianópolis, saiu do último IDEA Brasil – premiação de design realizada pela Associação Objeto Brasil – com três troféus. O evento ocorreu na última sexta-feira, 5, no Conjunto Nacional, em São Paulo. A luminária Ufficio, desenvolvida em parceria com a empresa gaúcha CINEX, com apoio do BNDES e utilizando tecnologia OLED da Philips, ficou com o troféu de ouro na categoria “Escritório” e com o prêmio destaque em sustentabilidade.
Durante a cerimônia também foi concedido ao superintendente geral da Fundação Certi, prof. Carlos Alberto Schneider, o Prêmio Especial José Mindlin pelo trabalho de fomento à tecnologia, inovação e design realizado à frente da instituição.
Com uma estrutura pendente – suspensa por finos cabos de aço revestidos de nylon –, a luminária Ufficio é constituída por vidro e alumínio, além do OLED (diodo orgânico emissor de luz), que possui alta eficiência energética e está em sintonia com o consumo responsável de energia. “Quisemos aproveitar a fina espessura do OLED e dar destaque à luz, passando a ideia de que ela está flutuando no ar”, conta o designer industrial Eduardo Ferreira, um dos responsáveis pela criação da peça. A luz do OLED se assemelha à natural, mais suave e confortável.
Outra característica inovadora da Ufficio é a possibilidade de conectar um controlador externo de comunicação digital para que o usuário possa interagir com a luminária, criando diferentes tipos de efeitos de iluminação, através do notebook, tablet ou celular.
O Prêmio IDEA Brasil elege, todos os anos, os melhores trabalhos do design brasileiro em 24 categorias.