Na tarde desta terça-feira, dia 23, o minicurso “Estratégias de comunicação para parques tecnológicos” reuniu cerca de 50 participantes, entre comunicadores, gestores e colaboradores de ambientes de inovação. Conduzido pela coordenadora da Assessoria de Comunicação da Anprotec, Débora Horn, o curso foi iniciado com o relato das ações de comunicação de dois ambientes de inovação brasileiros: o Parque Tecnológico UFRJ, do Rio de Janeiro (RJ), e o Porto Digital, do Recife (PE).
Segundo a assessora de comunicação do Parque Tecnológico UFRJ, Daniele Lua, a comunicação estratégica do parque passou por diferentes fases até a consolidação da imagem institucional. “Nesse processo, o parque se beneficiou da cultura de comunicação construída pela Incubadora da Coppe/UFRJ e, principalmente por meio do relacionamento com a imprensa, conseguiu consolidar a sua própria imagem”, destacou.
O caso do Porto Digital foi apresentado pelo coordenador de comunicação do parque, Rossini Barreira. “Todo o nosso trabalho está voltado para fortalecer a marca Porto Digital e para isso são utilizadas as mais diversas ferramentas, para alcançar diferentes públicos. É o conjunto de ações que vai tornando essa imagem forte”, afirmou.
Após a apresentação dos cases, os participantes foram convidados a refletir sobre os elementos essenciais à construção de uma estratégia comunicacional sólida, com ênfase no engajamento de stakeholders. “Para que possamos gerar comunicação eficiente, é fundamental conhecer cada um dos públicos com os quais o parque se relaciona e compreender quais são suas demandas reais de informação. Somente depois desse mapeamento será possível identificar as estratégias e ferramentas mais adequadas para comunicar”, conclui Débora.
* Foto: Roberto Ribeiro. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.