O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, e o recém nomeado Cônsul Honorário do Reino Unido em Florianópolis, Micheal Delaney, reuniram-se na última sexta-feira (26), com representantes da Fundação CERTI e com o diretor do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates. A CERTI, instituição de tecnologia e inovação de Florianópolis, é responsável por implementar o projeto “Parques tecnológicos e incubadoras para o desenvolvimento do Brasil”, financiado pela Missão Britânica no Brasil e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiro, com parceria da Anprotec e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
No encontro, Fiates apresentou ao embaixador o histórico catarinense nas áreas de tecnologia e inovação e o projeto do Sapiens Parque. O superintendente de negócios da Certi, Laércio Silva, e a pesquisadora do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação, Eliza Coral, apresentaram a instituição e detalharam ao embaixador o projeto desenvolvido em parceria com a Missão Britânica. O Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, que trabalha diretamente com a embaixada britânica no projeto, tem 26 anos de experiência em projetos e implantação de pelo menos 20 parques tecnológicos em todo o país.
Após a reunião, a comitiva visitou o parque e a empresa Neoprospecta, instalada no Centro de Fármacos do Sapiens Parque.
O embaixador Alex Ellis afirmou ver um grande potencial no Sapiens Parque e em projetos como o que está sendo desenvolvido com a Fundação CERTI. “O investimento em ciência não é o suficiente. É preciso buscar a inovação e o empreendedorismo, a geração de negócios, e isso deve ser feito de maneira internacional. Fico muito feliz em ter a Fundação CERTI e o Sapiens Parque como nossos parceiros”, completou Ellis.
Ao longo das duas últimas décadas, o surgimento e crescimento de parques tecnológicos em todo o Reino Unido ajudou a criar milhares de empresas baseadas no conhecimento técnico-científico. A expertise britânica no setor, trazida pelos organismos UKSPA (Associação de Parques de Ciência do Reino Unido) e UKBI (Incubadoras de Negócios do Reino Unido), deverá auxiliar no desenvolvimento do Parque, que espera receber mais de 200 empresas e se tornar um dos principais eixos de inovação do país.
Sobre o projeto
O projeto “Parques tecnológicos e incubadoras para o desenvolvimento do Brasil” tem por objetivo avaliar o impacto do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (PNI), identificar boas práticas e modelos de sucesso de ambientes de inovação do Brasil e do exterior. Como resultado, será elaborado um Plano de Ação com recomendações que tornem mais efetivas as políticas públicas de apoio a parques e incubadoras.
Para a programação de fim de ano da Anprotec, está prevista a apresentação de um seminário sobre o projeto, nos dias 03 e 04 de dezembro. Mais informações e inscrições pelo email [email protected]
* Com foto e informações da Fundação Certi