Na última semana, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB (CDT/UnB) promoveu a mostra “A Contribuição da Comunidade Científica para o Desenvolvimento de Tecnologias Sociais e Sustentáveis para o Reaproveitamento de Resíduos Urbanos”. Foram apresentadas tecnologias e processos produtivos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) com o objetivo de minimizar os impactos causados pelo manejo inadequado dos resíduos sólidos.
Foi o caso de tecnologias e processos produtivos sustentáveis desenvolvidos nos laboratórios e expostos na mostra, como: reciclagem do papel moeda e bitucas de cigarro; carrinho de lixo para limpeza urbana, fabricado a partir da reutilização de banners, lona e tecidos; sistema de conversão de gordura em combustíveis. Além da produção de tintas a partir de óleo de fritura; móveis sociais desenvolvidos a partir de madeiras de demolição; aumento da secreção de enzimas para produzir bioetanol com menor custo; levedura recombinante para produção de ácido lático; dentre outros.
Na ocasião, foram assinados três contratos de transferência de tecnologias sociais e sustentáveis (foto) e houve o lançamento da Vitrine Tecnológica – catálogo eletrônico que reúne serviços tecnológicos, soluções inovadoras e um portfólio de todas as tecnologias da Universidade disponíveis para transferência. A iniciativa teve como objetivo apresentar possíveis soluções para a destinação correta de resíduos sólidos, imposta pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O reitor da UnB, professor Ivan Camargo, afirmou ser um orgulho a universidade atuar ativamente na transferência de conhecimento e de patentes para a sociedade. “É um prazer ver a reutilização de resíduos em vários projetos que caminham na direção que nós queremos: um mundo mais sustentável e agradável. E eu fico muito satisfeito de estar aqui hoje, vendo nossos cientistas e artistas trabalhando em parceria com a sociedade”, destacou.
O diretor do CDT/UnB e docente com o maior número de patentes registradas, professor Paulo Suarez, frisou que as tecnologias sustentáveis apresentadas na mostra são importantes porque dão uma resposta a um problema grave que a sociedade enfrenta atualmente, que é o tratamento adequado do lixo. “O mais importante dessa mostra, é que a UnB está disponibilizando diversas tecnologias que podem auxiliar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. São tecnologias que buscam resolver problemas específicos de tratamento de resíduos que até hoje não tinham solução”, explicou.
Para conhecer mais sobre as tecnologias disponíveis para transferência na UnB, acesse a Vitrine Tecnológica.
* Com informações e foto do CDT/UnB