Depois de cinco dias de atividades, o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas chegou ao fim, com dois marcos. Pela primeira vez na história dos eventos, estiveram presentes representantes de todas as unidades federativas do Brasil. Além disso, o público de 927 inscritos comprovou o crescimento do alcance do movimento do empreendedorismo inovador no país.
Com o tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados”, a programação incluiu sete minicursos, uma mesa redonda, cinco sessões plenárias e o Fórum Sebrae de Inovação. A aproximação com parceiros também marcou a programação, com a realização do Fórum Abvcap & Anprotec e de diversas atividades relacionadas ao programa B.BICE+ – um projeto de cooperação técnica entre Brasil e países membros da União Europeia, capitaneado pela Anprotec no Brasil.
As sessões interativas abriram espaço para a troca de experiências entre gestores de incubadoras, dirigentes de parques tecnológicos e empreendedores, com a apresentação de artigos completos, curtos e boas práticas de empresas aprovados na Chamada de Trabalhos. Ao todo, foram 73 trabalhos apresentados em 12 sessões técnicas paralelas, uma pitch session e um fórum interativo.
O XXII Workshop Anprotec antecedeu a abertura oficial do Seminário e contou com cerca de 300 participantes nas discussões sobre estruturação e operação de parques tecnológicos e cross-inovation para incubadoras.
Como acontece todos os anos, os associados da Anprotec se reuniram na Assembleia Geral Ordinária para discutir as ações que aconteceram durante o ano e definir as estratégias da Associação.
A próxima edição do evento será realizada em Cuiabá (MT).
* Foto: Roberto Ribeiro. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.