No ano em que o movimento de empreendedorismo inovador completa 30 anos de atuação, o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas bate o recorde de inscrições, com 927 participantes. Com o tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados”, o evento reúne diversas atividades para promover o intercâmbio de informações entre agentes do movimento das 27 unidades federativas e de 14 países.
A abertura oficial do Seminário aconteceu na noite desta terça-feira (23). O diretor-presidente do PCT Guamá e anfitrião do evento, Antônio Abelém, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância, para Belém, de receber o Seminário. “Este é um momento histórico para nosso estado, para a Região Norte e para o movimento do empreendedorismo inovador. Agradecemos à Anprotec e ao Sebrae por essa oportunidade”, disse.
O vice-presidente da Anprotec, Jorge Audy, que também é presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (International Association of Science Parks and Areas of Innovation – IASP) para a América Latina, falou sobre a importância da conexão com redes internacionais de promoção do empreendedorismo inovador, como a IASP. “Nosso país conquistou grande inserção no cenário internacional de parques tecnológicos e áreas de inovação e é preciso que estejamos engajados em redes globais que representem o movimento”, afirmou.
A presidente da Anprotec, Francilene Garcia, ressaltou as conquistas das últimas três décadas e o papel da Associação na liderança do movimento. “A Anprotec se antecipa em relação a algumas fronteiras do movimento. É o caso da formação educacional de gestores de ambientes de inovação, com o recente lançamento de uma nova matriz educacional pela Anprotec e pelo Sebrae e a busca por parcerias internacionais, com projetos como o B.BICE+, junto à União Europeia”, apontou.
O diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, destacou a importância da parceria da instituição com a Anprotec para a promoção do empreendedorismo inovador no país. “Inovação é um tema cada vez mais relevante para o Sebrae. Buscamos a inovação orientada a resultados e o tema do Seminário deste ano simboliza o estágio em que estamos neste momento”, disse.
Na sequência, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Edilson de Almeida Maneschy, provocou a discussão sobre o enfrentamento das assimetrias regionais por meio da inovação. “O conhecimento deve ser valorizado como bem indispensável na economia contemporânea”, sustentou.
Com a geração de valor baseada no conhecimento, o empreendedorismo inovador se posiciona como um importante agente no desenvolvimento sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades. “O MCTI tem um grande programa voltado para incubadoras de empresas e os parques tecnológicos. Temos que transformar o que já temos em riqueza”, assinalou o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Alvaro Toubes Prata.
A parceria firmada pela Anprotec junto à União Europeia por meio do B.BICE+ foi destacada como um importante passo na cooperação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação entre o Brasil e os países membros da UE. “A Anprotec é uma referência na promoção da inovação no Brasil. O fato de discutirmos isso aqui nos dá força para criar linhas de cooperação com o Brasil”, destacou a Embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias.
O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará, Claudio Cavalcanti Ribeiro encerrou a cerimônia de abertura do Seminário falando sobre as dificuldades enfrentadas regionalmente. “Estamos convencidos de que a forma de sair dessa condição é ir em direção a uma economia baseada no conhecimento”, afirmou.
Na sequência, os empreendedores finalistas do jogo empresarial Avance! foram anunciados.
* Foto: Roberto Ribeiro. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.