Mais uma atividade foi confirmada na programação do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina, realizado pela Anprotec em parceria com o Sebrae, que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de setembro, em Belém (PA). É o minicurso “Como acessar o capital de risco nas incubadoras e parques tecnológicos – caso Primatec”, que será realizado na manhã da segunda-feira, dia 22, das 8h30 às 12h30. O minicurso está presente na programação do chamado pré-evento, que ocorre antes do jantar de abertura do Seminário, no dia 24 à noite.
Os instrutores apresentarão aos participantes um modelo de relacionamento entre uma rede de incubadoras e parques com fundos de capital de risco, utilizando-se como exemplo o Fundo de investimentos de capital de risco (Primatec), constituído a partir de um edital Público lançado pela Agência Brasileira de Inovação (Finep) dentro do programa Inova Empresa.
A Rede Primatec é formada por incubadoras e parques e abrange todo território nacional. Assim, o Fundo é destinado a investir em empreendimentos inovadores, apoiados pelas incubadoras e parques desta Rede, que podem ser tanto incubados quanto já graduados por esses mecanismos. Dessa forma, o minicurso pretende mostrar uma oportunidade para as incubadoras e parques de como obter remuneração com as altas taxas de retorno que podem ser alcançadas com o capital de risco, um modelo inovador no cenário brasileiro.
Para apresentar todo o conteúdo, o minicurso terá como instrutores o Gerente do Departamento e Investimento em Fundos da Finep, Guilherme Montovan, do diretor e fundador do Instituto Gênesis da PUC-Rio, José Alberto Aranha, e de executivos de empresas de capital de risco: o diretor-presidente da Antera Gestão de Recursos S.A., Robert E. Binder, e o diretor-executivo da Brain Ventures Gestão de Negócios S.A., Marcelo Almeida.
* Foto: Shutterstock