Na próxima quinta-feira (31), a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro) recebe investidores e empresários em evento que irá apresentar seis startups com alto potencial de crescimento e viabilidade econômica. A iniciativa visa ampliar o networking dos empreendedores, além de proporcionar um ambiente onde será possível conhecer a estrutura de negócios das empresas para possíveis investimentos e parcerias.
A atuação da Incubadora da COPPE está focada principalmente nas áreas de Petróleo e Gás, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação – setores fortemente estimulados pelos laboratórios e pesquisadores da própria Coppe e UFRJ, além da proximidade com o Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras.
“Nossas empresas estão em diferentes estágios de maturação e buscam investimento para alavancar seu crescimento. São oportunidades para investidores anjo e fundos de seed capital que buscam negócios voltados para a inovação e tecnologia de ponta, com viabilidade já comprovada”, avalia Lucimar Dantas, gerente de operações da Incubadora.
Confira as startups que estarão no Demoday
Ativatec – Oferece serviços exclusivos de robótica submarina para empresas produtoras de petróleo que buscam excelência na integridade de equipamentos de produção. Seus serviços apresentam tecnologias inéditas que reduzem o custo e tempo de operação, restabelecendo o fluxo de produção, aumentando o lucro da empresa e minimizando os riscos de acidentes ambientais. A Ativatec possui quatro patentes de tecnologias de inspeção, intervenção e monitoração de equipamentos de produção em águas profundas. Entre elas, a Crab Tool, em parceria com a Petrobras, utilizada para a detecção de trincas, fissuras e perda de material por corrosão em componentes estruturais de equipamentos submarinos.
Ambidados – Eleita a melhor empresa graduada do país pela Associação Nacional de Parques Tecnológicos (Anprotec) em 2012, a Ambidados é especializada em processamento e análise de dados meteo-oceanográficos com ênfase em sistemas operacionais de monitoramento ambiental para o mercado offshore. O principal produto da empresa é a Boia Meteoceanográfica, instrumento utilizado para aquisição de dados em tempo real em qualquer lugar do oceano, coletando os dados relativos à oceanografia para auxiliar o mercado offshore com informações altamente confiáveis.
Designoteca – A Designoteca é uma rede social para conectar qualquer pessoa a milhares de produtos de design anunciados no site por designers e artistas locais. Por meio de um algorítimo determinador de estilo, a Designoteca consegue entender os gostos dos usuários e recomendar produtos mais adequados às preferências estéticas. Com a popularização de tecnologias de impressão 3D, mais pessoas podem ter acesso a produtos personalizados e fabricados localmente.
Geovoxel – Empresa de engenharia e sistemas com tecnologia exclusiva para análise em tempo real dos movimentos do solo. A Geovoxel possui o sistema GVX, capaz de recolher, manipular e visualizar dados geográficos num ambiente web (cloud), que possibilita acesso remoto através de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. A capacidade deste sistema permite a integração e a apresentação estruturada de grande volume de informações, de forma simples e de fácil compreensão, utilizando gráficos dinâmicos, mapas interativos e alertas localizados. O sistema permite, com base na análise dos dados, a rápida tomada de decisões, evitando acidentes e demais falhas causadas por conta da movimentação do solo.
NetCommerce – Empresa de tecnologia voltada para soluções corporativas de inteligência computacional e mineração de dados. No evento, a empresa apresentará um portal de e-commerce voltado para o mercado de beleza. A plataforma, que já está em funcionamento, tem como objetivo ser um polo concentrador do segmento que permita o acesso ao mercado consumidor, unindo de forma direta as empresas com os seus respectivos clientes.
Vikatech – A Vikatech desenvolve novos materiais para a construção civil em umaunidade deprototipagem instalada na Incubadora, o que permite obter peças, partes e componentes destinados a ensaios que confirmem suas propriedades. O produto patenteado que a empresa desenvolve, o Vikaflex, é de natureza cerâmica e mostrou-se uma alternativa inovadora para fechamentos verticais. O Vikaflex possui vantagens sobre diversos materiais (drywall e alvenaria, por exemplo), entre elas, o isolamento acústico.