O Supera Parque (Ribeirão Preto/SP), recebeu a visita do diretor-aministrativo do Instituto Central de Engenharia Médica (ZiMT), da Universidade Frieddrich-Alexander. Tobias Zobel esteve na cidade na última semana e sinalizou o interesse em estimular a relação entre as empresas dos dois países.
O ZiMT, localizado em Erlangen, é um dos institutos de governança do Medical Valley, o Arranjo Produtivo Local da Saúde da região de Nuremberg. No ano passado, a entidade celebrou um acordo com a Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (Fipase) – entidade mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico.
Segundo explicou Dalton Marques, gerente de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da Fipase, a Fundação e o Medical Valley possuem um memorando de entendimento para troca de experiências. “O objetivo é estimular a cooperação internacional entre empresas ligadas às duas entidades”.
Por meio do acordo, as entidades proporcionam um soft landing em processos de internacionalização. “Isso significa que as entidades dão apoio às empresas estrangeiras que desejarem investir no mercado local ou realizar parcerias para pesquisa e desenvolvimento”, explicou Marques.
Durante o encontro, Tobias Zobel conheceu a estrutura do Supera Parque, em especial os laboratórios do Centro de Tecnologia. Ele destacou que os serviços oferecidos pelo Centro de Tecnologia podem ser importantes para apoiar a vinda de empresas estrangeiras para o Brasil.
Durante a reunião, também foram discutidas ações para estimular relações entre empresas alemãs e brasileiras. “Considerando-se que a Alemanha é, hoje, o maior polo mundial de inovações médicas, essa parceria com o Medical Valley pode render bons frutos às empresas instaladas tanto na nossa incubadora, quanto no nosso parque tecnológico”, complementou Marques.
* Com foto e informações da assessoria de imprensa da Fipase