O secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Fujimoto, participou do Fórum sobre Inovação, Infraestrutura e Produtividade, em São Paulo, organizado pelo jornal O Estado de São Paulo na semana passada . O secretário acredita que o processo de internacionalização das empresas brasileiras é fundamental para dar um salto de produtividade e inovação. “A indústria brasileira tem olhado muito para o mercado interno, pouco são os que olham para o mercado externo. Quem atua no mercado externo é mais competitivo e inova mais”, afirmou.
Atualmente, o Brasil aplica 1,2% do PIB em Pesquisa & Desenvolvimento e tem cerca de mil cientistas e engenheiros para cada um milhão de habitantes. “Esse número de profissionais é bastante inferior a de outros países. Temos profissionais excelentes aqui, mas a quantidade e a qualidade de alguns setores específicos não nos permite dar um salto inovador”, destacou Fujimoto, ao afirmar que o MDIC já sugeriu a criação de um mecanismo que permita a contratação de cientistas e pesquisadores internacionais.
Segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre os anos de 2000 a 2010 o investimento público em ciência e tecnologia saltou de R$ 8 bilhões para R$ 32 bilhões. “Esses dez anos de aplicação de recursos foram importantes para criar formar uma estrutura básica de pesquisas nas universidades. Nosso patamar de ciência e tecnologia evoluiu e a maior parte dos investimentos em inovação, ao contrário de outros países, vem do setor público”, disse o secretário.
Nelson Fujimoto destacou também a importância de investimentos em startups e disse que elas precisam ser cada vez mais inseridas nas políticas de inovação. “Nenhum país teve sucesso em inovação sem ter e apoiar startups”, encerrou.
*Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC
*Foto: Estefânia Uchôa / Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável