Depois de conhecer mais de 10 ambientes de inovação em Pequim, na China, a delegação brasileira que compõe a Missão Técnica Empresarial 2014 chegou nesta semana à capital finlandesa, Helsinque.
Na segunda-feira (2), o grupo participou do seminário “Brazil Innovation Seminar: Road Map to Strategic Partnership”, na sede da Finpro – Agência de Promoção Comercial e de Investimentos (foto). A abertura do evento ficou a cargo do principal cientista do VTT Technical Research Center (Centro de Pesquisas Técnicas da Finlândia), Hannes Toivanen, que ressaltou o forte investimento em ciência e inovação feito pelo governo finlandês, a importância do Brasil como maior mercado de exportação da Finlândia e a contribuição do programa Ciência sem Fronteiras para a ampliação da integração entre os dois países.
Em seguida, o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Álvaro Prata, fez um panorama das estratégias, programas e ações do governo brasileiro na área de inovação, destacando setores como exploração de petróleo em camadas mais profundas, pesquisa agrícola, design e fabricação de aeronaves e de veículos bicombustível.
No período da tarde, a delegação visitou o Instituto de Inovação de Vantaa, que auxilia a aceleração do crescimento da cidade como um hub internacional de negócios por meio da promoção da competitividade e da internacionalização de empresas. A delegação brasileira visitou dois laboratórios do instituto: o Nano Lab Finland e o RFID Lab Finland.
Na terça-feira (3), o grupo visitou o VTT Technical Research Center, maior organização de pesquisa aplicada multisetorial do norte da Europa, onde foi recebido pelo Vice-presidente Executivo do VTT, Kari Larjava (foto).
Em seguida, a delegação visitou a Design Factory, ligada à Universidade Aalto. As “factories” são ambientes para ensino, aprendizagem, pesquisa e co-criação entre universidades, empresas e sociedade. No caso da unidade visitada pelos brasileiros, ela é voltada ao desenvolvimento de serviços e produtos ligados ao design.
No mesmo dia, a delegação visitou a Sauna Startup, incubadora para a geração de startups, fundamentada em uma metodologia de 5 semanas, e a Agência Finlandesa de Fomento à Inovação (Tekes).
Sobre a Missão 2014
Os 38 participantes da missão, que incluem formuladores de políticas públicas, dirigentes das entidades de apoio e fomento, além de gestores de parques tecnológicos e incubadoras de empresas do Brasil, são representantes de 23 organizações brasileiras.
A Missão é realizada em conjunto por Anprotec e os Ministérios da Ciência, Tecnologia & Inovação (MCTI) e das Relações Exteriores (MRE), com apoio expressivo das Embaixadas Brasileiras na China e na Finlândia. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) prestam apoio institucional à Missão, que tem por objetivo propiciar um contato direto com a experiência exitosa dos dois países na consolidação dos sistemas locais de inovação.