O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) está selecionando propostas de negócios para a Incubadora Santos Dumont. O edital visa identificar projetos de empreendimentos que receberão o apoio do PTI para o desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores. Para a primeira etapa, serão selecionadas 25 propostas. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de julho, pelo site: www.pti.org.br.
Com uma metodologia inovadora, o processo de incubação contará com o apoio da Aceleradora Start You Up, de Vitória (ES), desde a fase de seleção até a graduação dos projetos. Podem participar do edital universitários, pesquisadores, profissionais ou empresas que tenham uma ideia inovadora. Serão considerados critérios como o grau de inovação do negócio, a viabilidade técnica, econômica e de mercado, o potencial de geração de emprego e a capacidade para atração de investimentos.
Após essa seleção, os proponentes dos 25 projetos aprovados participarão da primeira fase de pré-incubação, destinada à qualificação dos candidatos e à definição do modelo de negócios. Com a conclusão desse trabalho, uma nova seleção, feita por uma banca de potenciais investidores, determinará os 10 projetos que participarão da segunda fase de pré-incubação, em que será definida a viabilidade do negócio, além da captação do primeiro cliente.
Para a etapa de incubação, serão selecionadas até 10 empresas, por meio de rodadas de negócios com investidores e de avaliações paralelas da equipe de Desenvolvimento de Negócios do PTI e da Aceleradora Start You Up. Durante a incubação, as empresas receberão todo o suporte para o seu desenvolvimento, por um período de até três anos, incluindo aspectos relacionados à gestão empresarial e inovação; consultorias, cursos de capacitação, feiras e eventos de negócios; a aproximação das empresas com instituições de educação, pesquisa, tecnologia e desenvolvimento institucional; e a interação com instituições financeiras e de fomento.
Toda a metodologia de incubação do PTI foi desenvolvida seguindo as premissas do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Parceria inédita
Para a seleção de 2014, a principal novidade é a participação da Start You Up, aceleradora que participa do programa Start Up Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com a instalação de uma unidade dentro do PTI, a Start You Up participará do desenvolvimento dos projetos desde a fase de seleção, gerando, assim, um processo inédito de “incubaceleração”. Todas as empresas participantes terão a oportunidade de participar da incubação, com o complemento de serem aceleradas.
A parceria entre a Incubadora e a Aceleradora é considerada inédita no Brasil, por terem atuações diferentes. Enquanto a incubadora atua na capacitação e no desenvolvimento geral da empresa, a aceleradora trabalha com projetos mais maduros e em um tempo inferior. Na prática, as aceleradoras funcionam como investidores que, além do apoio financeiro, atuam também na formatação do negócio para que ele ganhe mercado mais rapidamente. A principal intenção com essa parceria é fomentar cada vez mais o movimento de startups e o desenvolvimento de novos negócios na região.
* Com informações da assessoria do PTI